• Conheça os locais a visitar no Porto

  • Portugal eleito Melhor Destino Turístico Europeu

  • Roteiro pelas caves do vinho do Porto

  • Top 10 dos sítios a visitar em Sintra

como limpar moedas

Descubra como limpar moedas valiosas e antigas

Talvez a uma das perguntas mais feitas por colecionadores iniciantes no mundo do colecionismo de moedas, a chamada Numismática, é como limpar moedas antigas ou como deve ser feita limpeza de moedas antigas. Escrevemos esse artigo para conscientizar sobre esse assunto.

Talvez a uma das perguntas mais feitas no mundo do colecionismo de moedas, a chamada Numismática, é como limpar moedas antigas ou como deve ser feita limpeza de moedas antigas. É sobre esse assunto polêmico que trataremos nesse artigo.

A limpeza de moedas antigas deve ser feita com muito cuidado, atenção e consciência para não remover as características numismáticas da moeda. Não se deve lustrar, utilizar ferramentas que possam arranhar, tampouco usar produtos abrasivos na moeda.

Essa é uma das grandes perguntas que todo colecionador de moedas já se fez algum dia e sempre provoca calorosas discussões no meio numismático.

Antes de mais nada, a minha resposta para a pergunta é objetiva e direta: não se limpa moedas antigas, não se lustra, nem se passa qualquer produto para restaurar o brilho, pelo menos não do jeito que você faria com outros objetos.

Isto porque o valor de uma moeda antiga não é definido somente pela sua idade ou pela quantidade de moedas emitidas em uma era, mas também, para não dizer principalmente, pelo seu aspecto, pela sua pátina e pelos traços de personalidade que o tempo agregou na moeda.

Porém, em alguns casos, moedas antigas ficam impregnadas com sujeiras do manuseio ou, por terem sido encontradas enterradas, estão com grande quantidade de material depositado em sua superfície que poderá acelerar o processo de oxidação, corrosão e acabará por danificar a peça.

Antes de começar, um aviso importante: o portugalinsite.pt não se responsabiliza por danos causados à itens colecionáveis, nem por resultados não satisfatórios obtidos pela aplicação de técnicas ou processos descritos neste artigo.

Neste guia, apresentarei os seguintes aspectos da limpeza de moedas antigas e formas de limpeza que danificarão menos as suas peças.

  • Como manusear uma moeda
  • Limpeza de moedas de ferro
  • Limpeza de moedas de cobre, bronze e latão
  • Limpeza de moedas de cuproníquel e alpaca
  • Limpeza de moedas de prata
  • Limpeza de moedas de ouro
  • Limpeza de moedas de outros metais
  • Limpeza ultrassônica de moedas
  • Considerações finais

Como manusear uma moeda

Antes de iniciar, é bom lembrar que o manuseio de moedas antigas, ou moedas de coleção, sempre deve ser feito com as mãos bem limpas, livres de quaisquer resíduos, suor ou substâncias que podem causar oxidação no metal com o passar do tempo.

Na maioria dos casos, a melhor recomendação é manusear moedas antigas com luvas de algodão, sem contato direto com a superfície do disco, segurando sempre pelas bordas da moeda.

Mas no caso de limpeza, a recomendação de ter as mãos bem limpas é a melhor, porque não dá pra limpar moedas com luvas, certo?

Lembrete importante

Conforme já dito, a limpeza de moedas é algo que não recomendo, mas caso insista em realizar a limpeza, tenha em mente que é um processo que deverá ser feito com muito cuidado, porque se cometer algum deslize, sua moeda poderá perder algum aspecto que define seu valor numismático.

Uma limpeza mau feita sempre será acompanhada da péssima sensação de que sua moeda muito boa foi arruinada ao invés de melhorada.

É terrível, eu sei bem do que estou falando! Na maioria dos casos, é melhor deixar sua peça como está, com as sujeiras do tempo e valendo um pouco mais do que danificá-la e ter que buscar outra peça para substituí-la na coleção.

Sempre que for realizar a limpeza de alguma moeda, procure identificar antes qual o metal ou liga que ela é feita e utilize o método certo para cada metal.

Antes de proceder a limpeza de uma peça valiosa, pratique com moedas de menor valor ou repetidas e, quando obter o resultado que procura, você sentirá maior segurança para repetir o processo na moeda com maior valor.

Como limpar moedas de ferro

Nunca é recomendado limpar moedas de ferro! O erro mais comum é lavá-las com água; todos sabemos que ferro enferruja mais rapidamente ao contato com água, então, esqueça a limpeza de moedas de ferro com água.

Outro detalhe é que a oxidação do ferro raramente é distribuída uniformemente e algo que parece ser só um ponto de oxidação pode revelar-se como uma oxidação interna mais grave que está protegida pela camada externa da moeda.

Na tentativa de retirar esta ferrugem, muitos numismatas ganham grandes buracos em suas moedas de ferro, destruindo detalhes que antes estavam até aceitáveis.

Algo que você pode fazer é escovar a moeda levemente e ligeiramente, sem tentar restituir o seu brilho original ou de retirar a ferrugem (camada oxidada) que está na superfície da peça. É difícil, eu sei! Se está em dúvida, não continue com a limpeza!

Outra dica é submergir a moeda em óleo neutro (azeite de oliva, por exemplo) para que a moeda fique mais bonita, removendo levemente as impurezas e ferrugens com as pontas dos dedos.

Depois deste processo, limpe o excesso de óleo com um papel de alta absorção ou toalha limpa e macia e seque-a com um secador de cabelo na temperatura morna.

Armazene a moeda em um coin holder ou envelope, longe de humidade. De nada adianta fazer tudo isso e deixar a moeda oxidar novamente, não é mesmo?

Como limpar moedas de cobre, bronze e latão

Você deve ter muito cuidado ao proceder a limpeza de moedas de cobre, bronze e latão com água, porque algumas peças, coloniais de cobre por exemplo, possuem uma estrutura muito porosa, que absorve líquidos.

Por mais que você lave ou seque a peça, o processo de oxidação irá recomeçar e será acelerado pelo líquido que foi absorvido por elas.

Atenção: se suas moedas estão com verdete, procure um perito ao invés de executar o processo abaixo.

Algumas pessoas realizam limpeza a seco das moedas de cobre, bronze e latão, com uma escova de latão (daquelas utilizadas para acabamento interno e externo em peças de latão. As que tenham mais cerdas e sejam mais macias) ou até uma escova utilizada para ourivesaria e prótese dentária, e que não foi utilizada em processos de limpeza com água.

Elas escovam o menos possível, porque é somente para retirar a sujeira e não para restituir o brilho na peça. Lembre-se que estas peças adquirem uma pátina com o passar do tempo, um processo natural que demora muito para acontecer e que valoriza a peça, então, se você remover a pátina neste processo, perdeu parte do valor da moeda.

Uma vez que a limpeza, ou remoção de sujeira para ser mais exato, esteja concluída, escovam a peça com grafite em pó utilizando uma escova de dentes super macia para fixar o grafite nas partes mais inacessíveis e concluir a limpeza de resíduos de lixo que tenham permanecido.

O papel do grafite é dar aspecto uniforme ao metal e tampar aquelas porosidades da moeda que falei lá em cima, ajudando na prevenção de futuras oxidações.

Como limpar moedas de cuproníquel e alpaca

Primeiramente, não use amoníaco (NH3), detergentes, álcool ou limpeza com borracha nestes metais, pois a peça pode oxidar mais rapidamente e adquirir uma tonalidade avermelhada.

As pessoas que limpam essas moedas, lavam-nas em água morna (o ideal é água sem cloro) com sabão neutro, esfregando suavemente com as pontas dos dedos e enxaguando em seguida com um jato de água corrente.

Se estiver fazendo isto em casa, lembre-se de tampar a saída de água para não correr o risco de perder a moeda no ralo!

Não use tecidos de algodão para secar, eles possuem impurezas que podem riscar o metal, então, use um papel absorvente macio para secar e a ponta umedecida de um palito de madeira para remover sujeiras das partes mais difíceis.

Algumas pessoas usam ainda uma porção de creme dental branco (dos mais tradicionais, não estes tripla ação ou coloridos) limpando a peça com as pontas dos dedos, escova de dentes bem macia (já vi colecionadores comprando escovas curaprox com 5.460 cerdas para este tipo de limpeza) e até escovas de latão mais macias.

Não recomendo muito este procedimento do creme dental porque, se mal feito, deixará resíduos de creme dental na peça e porque tem grande possibilidade de remover a pátina das peças, deixar superfícies lisas com brilho e detalhes mais opacos, principalmente se o processo for realizado com as pontas dos dedos.

Em caso de sujeiras mais fortes, algumas pessoas deixam a moeda submersa em um recipiente com uma solução de ácido cítrico adequada e, em seguida, executam o procedimento acima.

Como limpar moedas de prata

É sério que quer limpar suas moedas de prata? Pense bem, estamos falando de uma peça com um dos metais mais cobiçados em coleções.

OK, vamos lá, mas não use detergentes e produtos de limpeza específicos para pratas, porque a superfície da moeda poderá ficar um brilho artificial e isto irá desvalorizar sua peça.

Algumas pessoas costumam lavar a moeda em água morna com sabão neutro, esfregando suavemente com as pontas dos dedos e enxaguando em seguida com um jato de água corrente. Se for fazer isso, use água destilada (compre em farmácias), sem cloro ou com baixa concentração de mineral.

Novamente, não recomendo o uso de tecidos de algodão para secar, porque eles possuem impurezas que podem riscar, principalmente a prata. Então, se já lavou sua moeda, use um papel absorvente macio para secar e a ponta umedecida de um palito de madeira para remover sujeiras gentilmente das partes mais difíceis. Não pressione o palito, isso pode riscar sua moeda.

Também não é aconselhável a limpeza de moedas de prata com borracha, porque a borracha possui enxofre em sua composição e ele pode desencadear uma reação que irá manchar a moeda.

Além disso, o atrito entre a borracha e a superfície da prata irá provocar aquecimento e acelerar a oxidação. Eu disse que limpeza de moedas era algo a evitar!

Em casos de sujeiras mais fortes e até oxidações, alguns colecionadores submergem as moedas de prata em um recipiente com solução de água destilada e ácido cítrico, no tempo que for necessário para remover a oxidação.

Depois de retirar as moedas da solução com ácido cítrico, lavam-nas com muita água e com sabão neutro. Secam com papel de alta absorção e, se possível, deixam no sol por 15 minutos.

Um detalhe sobre o ácido cítrico: quem já limpou usou ácido cítrico, compram o de 40g em pó em lojas de confeiteiro ou supermercado. Não esprema limão na água para fazer o ácido cítrico, porque dependendo do limão, o seu ácido cítrico é mais forte ou mais fraco.

Como limpar moedas de ouro

Moedas de ouro são as mais desejadas de qualquer colecionador. O ouro desperta o interesse de todos que veem uma coleção e, na minha opinião, todas moedas de ouro deveriam ser guardadas em medalheiros, cápsulas ou coin holders auto adesivos, sem qualquer atrito com outras peças ou materiais.

Mas, se você quer limpar suas moedas de ouro, novamente não recomendo, mas a responsabilidade e o risco são seus.

Quem já executou limpeza em moedas de ouro, lavam a moeda em água destilada morna, com sabão neutro e usando as pontas dos dedos em movimentos leves para remoção das impurezas (não é esfregar, é quase como se estivesse removendo um cílio de dentro do seu olho).

Enxáguam a moeda logo em seguida, usando um jato generoso de água corrente. O ouro é o metal mais nobre e sensível de todos, então, seque a moeda sem usar panos de algodão, que podem ter impurezas que vão riscar o ouro.

Para secar, estenda uma camada de papel absorvente e macio por cima de uma toalha felpuda e pressione a moeda contra o papel. A toalha é somente para deixar a superfície mais macia e para as felpas empurrar o papel para secar áreas mais difíceis.

Para remoção de sujeiras de partes mais difíceis e que não saíram no método acima, usam a ponta umedecida de um palito de madeira, contornando os detalhes da moeda para remoção da sujidade.

Se detectar pequenas manchas que parecem oxidações na moeda de ouro, lembre-se que não é oxidação, mas algum material depositado na superfície.

Nesses casos, o que fazem é mergulhar a moeda em solução de água destilada morna com sabão neutro durante o tempo necessário para remoção ou diluição da mancha e em seguida utilizam o método de lavagem em água corrente e secagem com papel descrito acima.

Como limpar moedas de outros metais

Moedas de alumínio, estanho, zinco e outros metais não devem ser limpas, em hipótese alguma. Estes metais são muito frágeis e suscetíveis a reações com a maioria dos elementos químicos descritos ao longo do artigo.

Limpeza ultrassônica de moedas

A limpeza ultrassônica é um método que alguns colecionadores utilizam para limpeza de moedas de níquel, as que foram encontradas enterradas, ou que estão com muita sujeira.

O que são equipamentos de limpeza ultrassônica?

Os equipamentos de limpeza ultrassônica, ou cuba ultrassônica, algumas vezes chamados de forma equivocada por equipamentos de limpeza supersônicos, são aqueles que utilizam frequências de 20-40 kHz para limpeza de instrumentos odontológicos, cirúrgicos, peças industriais, cartuchos de impressora, relógios, reguladores de mergulho, joias, lentes e outros componentes ópticos pelo processo de cavitação.

Um limpador ultrassônico funciona basicamente por meio da energia libertada no processo de cavitação.

A cavitação provoca a formação de microbolhas (bolha microscópicas) de vapor ou de gás no líquido de limpeza, que colapsam na peça. Esta formação constante de bolhas produz uma redução da pressão total e serve como um agente que limpa todos os cantos das peças submersas na solução.

As bolhas são o resultado da introdução de ondas sonoras ultrassônicas (alta intensidade e frequência) na solução de limpeza onde as moedas estão (normalmente água destilada com sabão neutro).

Isso funciona por meio de um transdutor que converte a energia elétrica em energia mecânica e devido a um gerador ultrassônico que é capaz de criar um sinal elétrico com uma alta frequência. Estes dois criam uma ressonância das ondas no pequeno recipiente que contém a solução de limpeza.

Resumindo, essas milhões de bolhas entram em colapso perto da superfície suja e exercem a função de minúsculos jatos dirigidos à superfície do objeto.

Então, ao aumentar a frequência do limpador ultrassônico, as bolhas serão criadas em um ritmo maior, será liberada energia ultrassônica em um ritmo maior, ocorrerá a formação de bolhas menores e por consequência explosões menores na superfície da peça, proporcionando uma ação perfeita para remover minúsculas partículas de sujeira, sem danificar a moeda.

Quando usar o limpador ultrassônico?

Quando há acúmulo de sujeira em pequenos locais da moeda que claramente podem ser nocivos à peça (terra seca, lama, graxa ou óleo, etc.) e que são impossíveis de eliminar por métodos de limpeza como os descritos acima, um limpador ultrassônico pode ser usado.

Tenha em mente que, os limpadores ultrassônicos, assim como outros métodos, não farão milagres na sua peça, ou seja, não retornará o brilho de cunhagem, nem removerá riscos de sua moeda, mas sim remover partículas minúsculas de sujeira encrustada na moeda e que são impossíveis de remover qualquer outra forma.

Por remover partículas minúsculas de sujeiras, em alguns casos, a limpeza ultrassônica poderá até revelar detalhes que antes não estavam visíveis, como riscos, cavidades e mossas. Então, utilize o método ciente que também poderá danificar a peça e reduzir o valor numismático da moeda.

Quais os benefícios da limpeza ultrassônica?

Há muitos benefícios na limpeza de moedas com limpadores ultrassônicos, como velocidade, precisão e consistência.

Velocidade: é importante porque a limpeza de moedas estes equipamentos permite limpar muitas moedas ao mesmo tempo. Além de moedas, você pode usar o mesmo método para limpeza de outros itens colecionáveis medalhas, miniaturas, itens da cutelaria, etc. O benefício da velocidade é ainda maior nestes itens que possuem peças móveis, porque não será necessário desmontar o item para limpar.

Precisão: a precisão é um benefício importante neste método. A limpeza de moedas torna-se mais precisa, porque as bolhas serão formadas e irão explodir nas pequenas fendas da moeda, inclusive nas moedas com bordas serrilhadas, local mais difícil de limpar nos métodos tradicionais. Até se a moeda estiver trincada, por um cunho quebrado, por exemplo, a limpeza ultrassônica será mais efetiva.

Consistência: a limpeza de moedas com equipamentos ultrassônicos será mais consistente e acima dos métodos tradicionais porque não destruirá a pátina e não causará falhas de limpeza como limpar uma parte da moeda mais que outra. Ou seja, a limpeza da moeda será uniforme. Isto é válido para outros tipos de itens colecionáveis, grandes, pequenos, simples ou complexos, com peças fixas ou móveis.

Boas práticas ao usar um limpador ultrassônico

Ao usar um limpador ultrassônico para limpeza de moedas, lembre-se destas boas práticas para ter uma limpeza mais eficaz:

Nunca coloque as moedas ou peças diretamente na parte inferior do limpador ultrassônico. Isto pode causar falhas no equipamento porque os itens de metal podem refletir a energia ultrassônica de volta para o transdutor. Coloque as moedas a uma distância de pelo menos uma polegada entre a parte inferior da cuba, nunca diretamente na cuba. Use uma cesta de plástico vazado para isto. Ainda, mantenha a solução de limpeza a pelo menos uma polegada (2,54 cm) abaixo da borda superior da cuba para evitar transbordo.

Se estiver usando uma bandeja ou cesta para submergir as moedas na solução de limpeza, é melhor usar uma cesta de malha aberta, que seja perfurada para um melhor trânsito das ondas sonoras, melhor formação das bolhas e ainda facilitará na drenagem da solução de limpeza quando quiser verificar o estado de limpeza das moedas.

Renove a solução de limpeza com frequência. Não fique reaproveitando aquela água com sabão suja para várias limpezas de moedas. Trocar a solução de limpeza com frequência ajudará também na formação das bolhas. As soluções velhas podem ser contaminadas por partículas em suspensão que depositam-se no fundo da cuba ultrassônica e inibir a atividade do ultrassom.

Quando trocar a solução de limpeza, ligue o limpador ultrassônico e aguarde de 5 a 10 minutos antes de colocar as moedas. Isso é devido ao fato de que as ondas ultrassônicas aceleram algumas reações químicas e pode até produzir gases de acordo com a solução utilizada.

Então, este prazo é para neutralizar esses possíveis gases. Isto só precisa ser feito uma vez por solução de limpeza, porque a neutralização dos gases só é necessária em solução de limpeza nova.

Não use solventes em um equipamento ultrassônico, principalmente se for limpar suas moedas. Além de não ser seguro e nem ambientalmente responsável, os solventes evaporam rapidamente, podem provocar reações químicas e gases mais fortes e mais grave, acumular-se por baixo do limpador ultrassônico onde ficam os componentes eletrônicos e danificar seu equipamento. Ácidos minerais, branqueadores ou água sanitária (lixívia) também podem danificar o equipamento.

Considerações finais

Bem, é isso que tenho para compartilhar sobre limpeza de moedas, no início da minha coleção já perdi várias moedas em processos de limpeza como esses descritos acima e por isso há muito tempo que eu não limpo moedas.

Há pessoas que usam outros métodos, como eletrólise, para limpar moedas encontradas enterradas, já testei o método em peças antigas de ferro fundido, nunca em moedas.

Espero que tenha gostado e principalmente tenha criado uma consciência um pouco melhor sobre a limpeza de moedas e tenha desistido dessa prática. 🙂

como limpar as moedas, como limpar e conservar moedas antigas, como limpar moedas, como limpar moedas antigas, como limpar moedas antigas de cobre, como limpar moedas com ferrugem, como limpar moedas com verdete, como limpar moedas de 1 centimo, como limpar moedas de 2 euros, como limpar moedas de alpaca, como limpar moedas de aluminio, como limpar moedas de bronze antigas, como limpar moedas de cobre antigas, como limpar moedas de coleção, como limpar moedas de prata, como limpar moedas euro, como limpar moedas oxidadas, como limpar moedas sujas, como limpar moedas velhas, numismática como limpar moedas


Made with love by Joline. All rights Reserved.