• Conheça os locais a visitar no Porto

  • Portugal eleito Melhor Destino Turístico Europeu

  • Roteiro pelas caves do vinho do Porto

  • Top 10 dos sítios a visitar em Sintra

Museu em Sintra: conheça a História Natural e as suas potencialidades

Situado num edifício do século XIX desde 1893, o Museu de História Natural de Sintra situa-se na Rua do Paço, junto ao mercado e com uma caprichosa vista sobre o Castelo dos Mouros. Possui uma colecção exclusiva composta por uma enorme quantidade de fósseis de incalculável valor cultural e científico, recolhidos durante 50 anos pelo coleccionador Miguel Barbosa e a sua esposa, Fernanda Barbosa. Curioso? Saiba mais sobre o Museu de História Natural de Sintra e as suas potencialidades.

 

Coleção de Miguel e Fernanda Barbosa reconhecida pela Unesco

Como já acima referido o museu acolhe uma exposição de longa duração de um coleccionador e da sua esposa, Miguel e Fernanda Barbosa, respectivamente, que têm vindo a coleccionar material científico. Segundo ele, a Unesco reconhece que a colecção de objectos e materiais do museu tem um custo incalculável.

Assim, cabe ao município de Sintra preservar estas peças, algo que o fazem com um gosto especial, já que Sintra é caracterizada pela sua grande riqueza geológica.

O museu tem algumas áreas interessantes, tais como uma área multimédia, uma sala de exposições temporárias, um serviço educativo, um laboratório, uma sala de consultas, uma loja e uma cafetaria. Há também uma área interactiva com um ecrã de grandes dimensões.

As Ciências da Terra e da Vida estão ainda muito presentes aqui com uma enorme quantidade de fósseis importantes. Contudo, existe também uma boa representação de material analítico de áreas como Mineralogia, Malacologia e Petrografia, bem como a já indirectamente mencionada Paleontologia, dedicada à análise de fósseis.

A crónica da Terra está documentada neste museu em cada uma das suas fases, desde o Pré-Cambriano até à Quarentena. Desta forma, é possível compreender toda a evolução da vida, seguindo a escala temporal geológica desde a formação da Terra primordial até esta época, há bem mais de 4.600 milhões de anos.

Entre os organismos representados existe uma colecção de trilobitas, bem como alguns espécimes drasticamente raros de amonites e dinossauros.

Em relação aos dinossauros, estão representados vários tipos de dinossauros em tamanho real, tais como Triceratops e Velociraptor, bem como ninhos de ovos.

Existem também moluscos, especialmente bivalves e gastrópodes, das mais variadas origens. No entanto, o destaque é um réptil voador, Brasileodactylus sp.

Este espécime, encontrado no Ceará (Brasil), foi estudado em particular pelo Departamento de Geologia do Museu de História Natural de Karlsruhe, Alemanha.

Há também uma exposição muito interessante de espécimes mineralógicos de grande beleza natural. Estas ainda estão expostas em pedra com rochas cortadas e confinadas. Relativamente à malacologia, a ciência que estuda os moluscos, existem seres representados das mais variadas origens.

Relativamente à petrografia, é possível ver amostras de todos os tipos de pedras existentes a nível nacional, contudo, para além das pedras vindas do espaço, os chamados meteoritos.

A evolução da espécie humana está também bem identificada no museu que, desde 2009, enriquece a bela vila de Sintra e os seus visitantes.

 

Referências Bibliográficas:

  1. https://visitsintra.travel/pt/visitar/museus/museu-de-historia-natural-de-sintra
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_História_Natural_de_sintra

 

dinossauros, geologia, museu dinossauros, museu natural sintra, museu sintra, museus de portugal, museus em portugal, museus em sintra, museus portugal, museus sintra, sintra tripadvisor


Made with love by Joline. All rights Reserved.