• Conheça os locais a visitar no Porto

  • Portugal eleito Melhor Destino Turístico Europeu

  • Roteiro pelas caves do vinho do Porto

  • Top 10 dos sítios a visitar em Sintra

Descubra pequenos paraísos, as melhores praias fluviais do Alentejo

No interior do Alentejo, pequenos paraísos entre montes ondulantes e ribeiras quase secretas… estas são as melhores praias fluviais do Alentejo.

Praia Fluvial Pego das Pias

Praia Fluvial Pego das Pias

O Alentejo não tem apenas planícies ondulantes e casas típicas caiadas de branco. Apesar de possuir uma costa marítima com praias de excelente qualidade, longe do mar também é possível ir a banhos e desfrutar da Natureza e da paisagem envolvente. As praias fluviais do Alentejo são de elevada qualidade, caracterizadas pelas suas águas cristalinas e límpidas. Além disso, muitas destas praias fluviais possuem estruturas de apoio como bares, casas de banho e nadadores salvadores e foram galardoadas com os prémios Bandeira Azul ou Praia de Ouro.

Grande parte das praias fluviais do Alentejo surgiram devido à construções de albufeiras e barragens mas também há casos em que elas estão inseridas em plena natureza, ainda intocada pelas mãos do Homem, como é o caso de Pego das Pias. Estas são as melhores praias fluviais do Alentejo.

1. Praia Fluvial de Monsaraz

A Praia Fluvial de Monsaraz está situada no Centro Náutico de Monsaraz, inserida na albufeira de Alqueva. É a primeira praia do Grande Lago Alqueva e foi inaugurada em Junho de 2017. Galardoada com a bandeira azul, recebeu também as classificações de Praia Acessível (acesso para pessoas com mobilidade condicionada) e Praia Saudável (normas de segurança e de qualidade do ambiente).

Praia Fluvial de Monsaraz

Praia Fluvial de Monsaraz

O espelho de água oferece uma piscina de 100 metros quadrados integrada numa estrutura flutuante, com solário, dividida em piscina infantil e adulta. A frente de praia tem 120 metros de extensão. O Centro Náutico disponibiliza bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.

2. Praia Fluvial da Portagem (Marvão)

O principal atractivo do aprazível espaço do Centro de Lazer da Portagem são as suas piscinas, especialmente procuradas nos dias quentes de verão, não só por portugueses, mas também por inúmeros espanhóis. Com uma vista magnífica para o castelo de Marvão, este complexo é composto por três piscinas exteriores com balneários (duas para adultos e outra para crianças), sendo que uma é fluvial situada no leito do rio Sever.

Praia Fluvial da Portagem

Praia Fluvial da Portagem

Esta é um dos ex libris do concelho de Marvão, recentemente requalificada, dispõe neste momento de relva numa das suas margens e inúmeras mesas e bancos nas suas imediações para que os banhistas possam passar agradáveis dias de Verão no seio das suas famílias ou amigos. O Centro de Lazer é ainda composto por um anfiteatro, um polidesportivo, especialmente vocacionado para a prática de ténis e futsal, por um parque infantil, restaurante/bar, bem como um parque bio saudável localizado por detrás das bancadas do polidesportivo onde tem disponível para prática do exercício físico os patins duplos, o elevador, a massagem, os bancos de abdominais, a balança dupla e as barras.

3. Praia Fluvial de Avis (Barragem do Maranhão)

O espelho de água da Albufeira do Maranhão é a razão da existência deste espaço de lazer. O complexo é composto por diversos equipamentos, entre eles o Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão, com área para campistas e apartamentos, a praia fluvial, as piscinas municipais, uma zona de solário, um parque infantil, hangar náutico, parque de merendas e restaurante.

Praia Fluvial de Avis

Praia Fluvial de Avis

É possível fazer caminhadas, BTT e andar de moto 4. As águas da albufeira, eleitas como local de estágio de equipas nacionais e internacionais de remo, são também utilizadas para a prática de windsurf, canoagem e pesca. Também conhecida como Praia Fluvial do Clube Náutico, este oásis no meio do Alentejo é de fácil acesso e repleto de infraestruturas para que passe dias perfeitos junto às águas do Maranhão.

4. Praia Fluvial da Tapada Grande

A praia fluvial da Tapada Grande fica situada no interior do Alentejo, em Mina de São Domingos, concelho de Mértola. É uma praia com bandeira azul e nadador salvador, situada num local maravilhoso e com todas as condições para adultos e crianças passarem bons momentos.

Praia Fluvial da Tapada Grande

Praia Fluvial da Tapada Grande

A praia tem disponíveis chapéus de Sol, mesas de picnic e barbecues. Junto à praia existe um bar restaurante com esplanada onde pode tomar um refresco ou uma refeição. Na praia tem canoas e gaivotas que pode alugar para dar uma volta pelas aguas calmas da albufeira.

 

5. Praia Fluvial de Odivelas

Localizada na Zona de Recreio e Lazer da Barragem de Odivelas, este é um óptimo local para passar dias em família. Aqui encontra um parque de merendas para fazer piqueniques, bem como um bar de apoio com esplanada e parque infantil.

Praia Fluvial de Odivelas

Praia Fluvial de Odivelas

Se vai com intenção de ir a banhos, tenha em atenção que esta zona não é vigiada e que oferece alguns perigos relacionados com a actividade da barragem que se encontra mesmo ali ao lado. Não se aventure! Prefira antes usufruir do sossego do local e da beleza natural que este oferece.

6. Praia Fluvial do Gameiro

Situado no parque ecológico do Gameiro, esta praia fluvial foi remodelada este ano. Rodeada por áreas de terra e outras de areia, tem muitas árvores a fazer sombra, um parque infantil e um bar chamado Trincho Bar.

Praia Fluvial do Gameiro

Praia Fluvial do Gameiro

No parque ecológico do Gameiro há um clube náutico, um parque de campismo e um parque de merendas. Pode encontrar ainda o Fluviário de Mora, que tem mais de 500 exemplares de 72 espécies de peixes de de outros animais. Os adultos pagam 6,70€ e as crianças até aos 12 anos 4,40€.

7. Praia Fluvial da Ribeira da Venda

Integrada num importante complexo de lazer, gerida pela Câmara Municipal do Gavião e localizada a cerca de 1 Km da aldeia da Comenda (a 70 Km de Espanha), a praia fluvial Ribeira da Venda, com águas de nascente, surpreende os visitantes pela frescura dos pelos espaços verdes, repletos de árvores frondosas e relva, bem como pelas diversas pontes que cruzam o local, em especial a antiga ponte de arcos romanos.

Praia Fluvial da Ribeira da Venda

Praia Fluvial da Ribeira da Venda

A Praia Fluvial da Ribeira da Venda, dispõe de diversas infra-estruturas, nomeadamente o parque de merendas com churrasqueiras , o snackbar/restaurante com extensa esplanada (Bar da Ribeira da Venda), parque infantil, piscina para crianças, circuito de manutenção, pista de skate, balneários e açude.

8. Praia Fluvial da Barragem de Montargil

Pela dimensão da albufeira da Barragem de Montargil, muitos são os lugares para apreciar as águas fluviais e praticar desportos mais radicais. Mas a nossa sugestão vai para o local junto ao parque de campismo.

Praia Fluvial da Barragem de Montargil

Praia Fluvial da Barragem de Montargil

Em Montargil, a temperatura da água convida a banhos. Embora não apresente muitas zonas de areia, pode sempre estender a toalha à sombra das árvores. Contudo, note que as zonas de acesso à água da albufeira por norma não são vigiadas, pelo que terá que ter atenção nas incursões à água e nunca perder de vista as crianças.

9. Praia Fluvial Pego das Pias

É a norte da Freguesia de S. Salvador, entre S. Luís e Odemira que se situa um local de beleza extrema, a Praia Fluvial Pego das Pias. Isolada entre rochas e sem intervenção humana é a atracção natural da região, motivando a visita de muitos amantes da natureza.

Praia Fluvial Pego das Pias

Praia Fluvial Pego das Pias

A origem do nome está nas cavidades circulares da rocha. Estas foram provocadas por redemoinhos que existiam na altura em que o nível das águas era superior ao actual. Essa força associada ao declive da zona deu origem às cavidades que são as chamadas pias. Este é um local onde pode usufruir de um dia tranquilo e relaxante junto da sua família ou convidar os seus amigos e partirem à descoberta dos tesouros perdidos.

10. Praia Fluvial do Alamal

Guardada do outro lado do Tejo pelo vigilante Castelo de Belver, a praia do Alamal surpreende pela sua beleza natural. Estamos no interior do norte alentejano, mas no areal, o cenário é em tudo idêntico ao de qualquer praia: há toldos e espreguiçadeiras para alugar e os banhistas têm à disposição gaivotas e caiaques. Proporciona bons momentos de descanso e bons banhos.

Praia Fluvial do Alamal

Praia Fluvial do Alamal

O acesso à praia, faz-se por uma estrada estreita, com o rio em fundo, que serpenteia pela encosta até junto à antiga Quinta do Alamal, agora transformada neste Centro Integrado de Lazer do Alamal. É uma praia vigiada, tem bar, estacionamento e acesso a deficientes e conquistou o galardão da Bandeira Azul.

 

11. Praia Fluvial de Cardigos

A Praia Fluvial de Cardigos está localizada a 5 minutos da freguesia de Cardigos, na estrada que liga Cardigos ao lugar dos Vales no concelho de Mação. Localizada junto da Barragem do Vergancinho, esta praia distingue-se sobretudo pela transparência da água.

Praia Fluvial de Cardigos

Tem churrasqueiras próprias, um espaçoso parque de merendas, um bar de apoio, e uma agradável zona de descanso. Existe ainda uma zona relvada muito convidativa para estender a toalha (com sombra natural) e um pequeno espaço com areia e chapéus de palha.

 

12. Praia Fluvial de Mourão

Inaugurada no dia 17 de Julho de 2017, a Praia Fluvial de Mourão surge com a promessa de um Alentejo interior melhor, e mais dinâmico. Sendo a maior praia fluvial da Barragem do Alqueva promete diversão, bons momentos e um dia bem passado no meio da natureza. Esta maravilha está localizada no concelho de Mourão, distrito de Évora, ali mesmo junto à fronteira com Espanha. Além de toda a beleza natural que esta região tem para nos oferecer surge agora mais este ponto de interesse.

Praia Fluvial de Mourão

Mais um exemplo de bom aproveitamento do “projecto Alqueva”, é nas margens desta grande albufeira que está instalada esta infraestrutura. Contando com uma extensão total de 320 metros de areal é, até agora, a maior praia fluvial do Alqueva. Parte integrante agora da praia é o Parque de Merendas já ali construído anteriormente. A ligação entre ambas as infraestruturas é feita por um passadiço de madeira que abrilhanta ainda mais o local.

alentejo praias fluviais, as melhores praias fluviais do alentejo, as melhores praias fluviais no alentejo, mapa das praias fluviais do alentejo, mapa praias fluviais alentejo, melhores praias fluviais alentejo, melhores praias fluviais do alentejo, praias fluviais alentejo, praias fluviais alentejo alojamento, praias fluviais alentejo alqueva, praias fluviais alentejo bandeira azul, praias fluviais alentejo e algarve, praias fluviais alentejo interior, praias fluviais alentejo litoral, praias fluviais alentejo mapa, praias fluviais alentejo mertola, praias fluviais alentejo portalegre, praias fluviais alentejo portugal, praias fluviais alto alentejo, praias fluviais baixo alentejo, praias fluviais do alentejo, praias fluviais do alto alentejo, praias fluviais do baixo alentejo, praias fluviais em alentejo, praias fluviais ferreira do alentejo, praias fluviais no alentejo, praias fluviais no alto alentejo, praias fluviais no baixo alentejo, praias fluviais no interior do alentejo, praias fluviais portugal alentejo, praias fluviais zona alentejo


Made with love by Joline. All rights Reserved.