• Conheça os locais a visitar no Porto

  • Portugal eleito Melhor Destino Turístico Europeu

  • Roteiro pelas caves do vinho do Porto

  • Top 10 dos sítios a visitar em Sintra

praias fluviais norte portugal

Conheça as melhores praias fluviais do Norte de Portugal

Quem disse que ir à praia era apenas possível junto ao mar? Estas são as 12 melhores praias fluviais do Norte de Portugal.

cascata da cabreia

Cascata da Cabreia

No Norte de Portugal abundam pequenos paraísos, alguns quase secretos, onde as pessoas desfrutam de algumas horas de sol e praia longe do oceano. As praias fluviais do Norte de Portugal primam pela qualidade das suas águas, cristalinas, límpidas e sem poluição. Nos últimos anos, várias autarquias têm feito um esforço ainda maior no sentido de promover estas praias fluviais e de as dotar de melhores condições para os veraneantes, como bares de apoio, acesso para pessoas com mobilidade reduzida e vigilância balnear.

Como resultado deste esforço, são cada vez mais as praias fluviais no Norte de Portugal com a distinção de Bandeira Azul ou Praia de Ouro. Algumas delas estão ainda inseridas em deslumbrantes cenários naturais ou em pitorescas aldeias o que aumenta ainda mais a vontade de as visitar e de explorar os seus arredores. Conheça as melhores praias fluviais do Norte de Portugal.

1. Praia Fluvial de Adaúfe (Braga)

Situada numa zona de grande beleza natural na margem do Rio Cávado, a Praia fluvial de Adaúfe tem uma extensão de cerca de 200 metros que inclui uma zona de areia e uma ampla área relvada, recortada por percursos pedonais acessíveis. A praia oferece condições para a prática de diversas actividades como o vólei, canoagem e desportos radicais, e excelentes infraestruturas de apoio que incluem prancha de saltos, parque de fitness e um parque de merendas com mesas e assadores.

Praia Fluvial de Adaúfe

Praia Fluvial de Adaúfe (Joaquim Rios)

Vigiada durante a época balnear goza de uma zona com um amplo relvado para piqueniques e dispõe de espaços para a prática de desporto e o aluguer de gaivotas. Em memória de tempos passados e de outras utilizações deste espaço, ainda é possível encontrar aqui um moinho antigo e um engenho para a elevação de água e rega dos campos agrícolas adjacentes.

2. Praia Fluvial de Estorãos (Ponte de Lima)

Vigiada pela Serra de Arga, junto à ponte romana do rio Estorãos e duma antiga azenha, localiza-se esta encantadora praia fluvial. Sem pretensões, convida a uma imersão romântica no seio da natureza, numa ribeira de águas límpidas povoada por trutas e lampreias. O silêncio, entrecortado apenas pelo ranger da mó nas águas da ribeira.

Estorãos

Estorãos

A Praia Fluvial de Estorãos surpreende pelo enquadramento da paisagem mas revela ser muito mais do que uma simples praia. Trata-se de um recanto muito agradável situado numa pequena, encantadora e típica aldeia do Minho. Se, depois de desfrutar das águas cristalinas desta praia lhe apetecer fazer um passeio pela aldeia, irá surpreender-se com as suas habitações típicas e as suas ruas de pedra numa harmonia já difícil de encontrar noutras paragens.

3. Praia Fluvial do Azibo (Macedo de Cavaleiros)

A Albufeira do Azibo avaliada como Paisagem Protegida situa-se no concelho de Macedo de Cavaleiros. Este magnífico espelho de água em comunhão com os areais e a vasta diversidade de fauna e flora acolhem duas belíssimas praias fluviais. A Praia Fluvial da Ribeira e a Praia Fluvial da Fraga da Pegada. Ambas as praias são bastante frequentadas durante toda a época balnear não só pela qualidade da água bem como da qualidade das infraestruturas de apoio.

Praia Fluvial do Azibo

Possui uma paisagem sem igual, de uma beleza natural fantástica, água doce e uma extensa área para apanhar banhos de sol. Em harmonia com a natureza envolvente esta Paisagem Protegida foi galardoada com Qualidade de Ouro pela Quercus. Merecedora também do prémio de Bandeira Azul possui acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Dotada de um extenso relvado, na altura do verão são criadas zonas de sombra com chapéus de sol. Pode fazer as suas refeições no restaurante ou simplesmente aproveitar a paisagem no café. Possui casas de banhos e zona de lavabos.

4. Praia Fluvial da Valeta (Arcos de Valdevez)

Situada dentro do perímetro urbano da sede do concelho, esta zona balnear é muito procurada como espaço de lazer e recreio. Espaço agradável, localizado no decorrer do curso do rio Vez, com um extenso areal com águas calma e limpas, área relvada e arborizada, criando zonas de excelente sombra e fruição.

praia fluvial da valeta

Valeta – Arcos de Valdevez

Dispõe de várias infraestruturas de apoio, tais como sanitários, vigilância e bar com esplanada; nos meses de Julho e Agosto existe uma estrutura de cariz cultural, intitulada “Biblioteca do Rio”, um espaço pensado para aproximar as pessoas dos livros e da leitura durante a época balnear. A Praia da Valeta possui a classificação de água de excelente qualidade e compatível para a prática balnear, controlada regularmente pela Autoridade de Saúde.

 

5. Praia Fluvial de Ponte Soeira (Vinhais)

Na EN 103 que liga Vinhais a Bragança, depois de passar pela aldeia de Vila Verde começa a descer para o vale do rio Tuela, até surgir uma ponte de cantaria de arco redondo da era do fontismo. Poucos metros antes da ponte, estacione e aproveite para descer à praia fluvial para se refrescar. O rio Tuela tratou de fazer aqui uma pequena albufeira natural que é a delícia de muitos veraneantes.

Praia Fluvial de Ponte Soeira

Praia Fluvial de Ponte Soeira

A praia fica abrigada do vento e com boa exposição solar, propiciando águas tépidas e temperaturas bastante agradáveis para aqueles que gostam de ficar ao sol. O bar de apoio é muito útil para quem queira fazer uma refeição rápida, tomar uma bebida fresca ou um gelado.

 

6. Praia Fluvial de Congida (Freixo de Espada à Cinta)

Rodeada pela natureza exuberante do Parque Natural do Douro Internacional, a Praia fluvial da Congida fica situada na grande albufeira formada pela Barragem de Saucelle, junto à fronteira com Espanha.

Praia Fluvial de Congida

Praia Fluvial de Congida

A praia está integrada num complexo de lazer que inclui a piscina flutuante nas águas da albufeira, as piscinas municipais e diversos equipamentos de apoio. Existe ainda um cais fluvial de onde partem passeios turísticos de barco que sobem o Douro, uma oportunidade para observar a diversidade de vegetação envolvente, procurada por várias espécies de aves que nidificam nas encostas junto ao rio.

7. Praia Fluvial da Cascata da Cabreia (Sever do Vouga)

Situada no concelho de Sever do Vouga, esta queda de água tem uma altura de 25 metros. Alimentada pelo rio Mau, toda a cascata é formada por várias irregularidades. No cimo desta queda, as rochas são maioritariamente graníticas pelo que resistem à erosão mas, à medida que esta desce, a sua formação é maioritariamente de xisto o que origina uma maior erosão. Envolvida numa vasta vegetação, a Cascata da Cabreia proporciona a quem a visita verdadeiros momentos de tranquilidade.

Cascata da Cabreia

O guardião deste local sem dúvida que é o Melro-d’Água onde as suas crias aprendem a nadar mesmo antes de conseguirem voar. Aproveite para explorar um pouco mais estas fragas da Serra da Cabreia e visite o Parque da Cabreia. Este parque tem excelentes acessos e permite admirar a encantadora paisagem sobre a cascata assim como toda a sua biodiversidade envolvente. Perto deste local encontra um parque de merendas para que possa aproveitar as refeições em família ou entre amigos.

8. Praia Fluvial do Ermal (Vieira do Minho)

Situada a 10 km da sede do concelho e palco do evento internacional de rock “Festival da Ilha do Ermal”, a Barragem do Ermal destaca-se, sobretudo, pela grande beleza natural e pela prática de actividades aquáticas. Durante o verão, chegam a este local vindos de toda a parte, amantes do sky aquático e do cabosky que põem à prova as suas energias nestas águas cristalinas. Para os menos aventureiros, sugerimos um piquenique na praia, enquadrada no verde da paisagem.

Praia Fluvial do Ermal

Praia Fluvial do Ermal

Inserida na Barragem do Ermal, a Praia Fluvial do Ermal convida a um mergulho, ao descanso e à fruição da natureza. É o local de eleição para quem gosta de desportos náuticos. Esta zona de veraneio é muito procurada, quer pelas suas águas e envolvente paisagística, quer pelo Teleski. Dispõe de restaurante, snack-bar e de uma estrutura básica de apoio para os banhistas.

 

9. Praia Fluvial de Verim (Póvoa de Lanhoso)

O espaço criado para a construção da praia fluvial em tempos mais antigos era o ponto de imersão de duas nascentes de águas com propriedades curativas. Uma das nascentes surgia debaixo de uma rocha que estava por baixo de mimosas. Eram águas caracterizadas por serem sódicas, fluoretadas e sulfúreas. As pessoas de mais idade curavam ali os seus males como doenças de pele e reumatismo. Muitos levavam desta água para casa para o tratamento das doenças e muitas delas matavam também assim a sede.

Praia Fluvial de Verim

Praia Fluvial de Verim

Tem vindo a ser galardoada já por 3 anos consecutivos com a bandeira de Praia Acessível – Praia para Todos. Cumpre assim os requisitos de mobilidade condicionada e acessibilidade necessários. Além deste reconhecimento tem vindo a ser contemplada pela Quercus já pelo segundo ano consecutivo como Praia de Ouro devido à qualidade de água excelente deste local. O espaço possui um bar de apoio à praia onde pode usufruir de uma vista fantástica sobre o Cávado. Parque de estacionamento e construções pré-fabricadas de madeira para apoio balnear com bóia de nadador-salvador são outras das infraestruturas. Os amantes de desportos podem aproveitar e jogar voleibol no campo que ali existe.

10. Praia Fluvial do Rabaçal (Valpaços)

Vale a pena dar um mergulho no Rabaçal e aproveitar as condições naturais existentes para a prática de desportos, ou simplesmente passar um dia de lazer, desfrutando do ambiente que envolve a Praia Fluvial do Rabaçal.

Praia Fluvial do Rabaçal

Praia Fluvial do Rabaçal

Esta Praia situa-se é destacada pela Ponte de Valtelhas, importante monumento histórico que vale a pena conhecer. É uma praia muito completa, com balneários, bar e restaurante com esplanada, parque de estacionamento, parque de merendas e está a escassos metros do Parque de Campismo do Rabaçal. Bons acessos.

11. Praia Fluvial de Burgães (Vale de Cambra)

A pouco mais de um quilómetro do centro urbano de Vale de Cambra, a praia fluvial de Burgães é um dos destinos preferidos dos amantes de banhos em ambiente rural. A paisagem que envolve o vale do rio Caima é muito bonita, marcada por um cordão de montanhas que empresta ao local um ambiente mágico.

Praia Fluvial de Burgães

Praia Fluvial de Burgães

A cascata junto à ponte, a rematar um espelho de águas profundas, é uma das marcas mais fortes do espaço.A praia tem zonas relvadas, um campo de jogos, percursos pedestres, um bar que serve refeições ligeiras, parque infantil, casas de banho e chuveiros. Na época balnear, há actividades desportivas e radicais. Alugam-se toldos e espreguiçadeiras. Praia vigiada desde 1 de Junho a 30 de Setembro.

12. Praia Fluvial de Espiunca (Arouca)

A praia fluvial da Espiunca localizada ao lado da localidade da Espiunca – a cerca de 15KM de Arouca é uma das praias fluviais do Rio Paiva que agora com o passadiço do Paiva ganhou uma nova vida com muitos veraneantes a tomar banho depois de uma caminhada de 8Km ou 16 Km. A zona balnear da praia localiza-se do lado esquerdo da ponte da Espiunca (quem vem do lado de Arouca) e tem bastante sombra e algum areal.

Praia Fluvial de Espiunca

Praia Fluvial de Espiunca

Não é muito fundo já que o Rio Paiva não leva muita água na altura do Verão, mas a água é limpa e quente. Também tem casas de banho. Do outro lado da ponte já ao lado do Passadiço tem um bar com esplanada à sombra e uns puffs para relaxar e algumas mesas de piquenique. Também pode apreciar a falha da Espiunca que se encontra mesmo de frente ao atravessar a ponte da Espiunca.

melhores praias fluviais, melhores praias fluviais portugal, praias fluviais, praias fluviais em portugal, praias fluviais geres, praias fluviais minho, praias fluviais norte, praias fluviais porto, praias fluviais portugal, praias fluviais praia fluvial


Made with love by Joline. All rights Reserved.