• Conheça os locais a visitar no Porto

  • Portugal eleito Melhor Destino Turístico Europeu

  • Roteiro pelas caves do vinho do Porto

  • Top 10 dos sítios a visitar em Sintra

Descubra pequenos paraísos, as melhores praias fluviais do Alentejo

No interior do Alentejo, existem alguns pequenos paraísos entre montes ondulantes e ribeiras quase secretas!

Praia Fluvial Pego das Pias

Estas são as melhores praias fluviais do Alentejo, caracterizadas pelas suas águas cristalinas e límpidas. Muitas destas praias fluviais possuem estruturas de apoio como bares, casas de banho e nadadores salvadores e foram galardoadas com os prémios Bandeira Azul ou Praia de Ouro.

Grande parte das praias fluviais do Alentejo surgiram devido à construções de albufeiras e barragens mas também há casos em que elas estão inseridas em plena natureza, ainda intocada pelas mãos do Homem, como é o caso de Pego das Pias. Estas são as melhores praias fluviais do Alentejo.

1. Praia Fluvial de Monsaraz

A praia do rio Monsaraz encontra-se na região do Alentejo, perto da barragem do Alqueva, oferecendo belas vistas sobre esta vasta área. Este local de natação interior criado artificialmente oferece excelentes amenidades aos visitantes, como áreas de relva e areia, um parque infantil, um pequeno café, e uma área para piqueniques. A piscina flutuante é ideal para nadar num ambiente seguro.

Esta praia fluvial foi também declarada “mais acessível” em 2017, permitindo às pessoas com mobilidade reduzida desfrutar destas instalações sem quaisquer impedimentos.

Quando tiver arrefecido devidamente, pode subir a colina para passear à volta da vila medieval de Monsaraz, que oferece vistas incríveis sobre a área, especialmente do castelo de Monsaraz do século XIV. Pitorescas casas brancas alinhadas ao longo de ruas de pedra de calçada e restaurantes convidam-no a sentar-se e descansar com um prato tradicional e um copo de vinho da região.

Monsaraz é acessível a partir de Lisboa de carro em pouco mais de duas horas, e fica a quatro horas de carro e a 20 minutos do Porto.

2. Praia Fluvial da Ribeira da Venda

A Praia da Ribeira Grande fica no centro da cidade da Sertã, adjacente às piscinas municipais. Tem uma moldura elegante com o ambiente urbano. É um óptimo local para relaxar e ouvir os pássaros a cantar, as árvores a balançar, e as águas em cascata sobre o açude. Imagine um cenário às margens do rio onde a tranquilidade da natureza se associa às comodidades da cidade (restaurantes, bares, monumentos).


Praia Fluvial da Ribeira da Venda

Há um rio que divide as áreas antigas e novas da cidade, que é servido por uma ponte pedonal suspensa. Este percurso permite explorar as ruas da Sertã em maior profundidade. Em toda a zona da praia existem várias actividades desportivas e de lazer, que incluem instalações para banhistas e adoradores do sol. Nas margens do riacho, encontrará muitos espreguiçadeiras, cadeiras e chapéus-de-sol fornecidos pelas árvores. Há grelhadores e uma zona de piquenique no local. Tem também banheiros, chuveiros, um parque infantil, e um bar com pátio. A região em redor de contém um centro desportivo equipado com equipamento de ginástica, bem como possíveis circuitos até esse ponto.

3. Praia Fluvial de Avis (Barragem do Maranhão)

A praia fluvial do Clube Náutico de Avis ganhou o direito de hastear a bandeira azul em 2018. Esta bela experiência é proporcionada pela lagoa do Maranhão. O parque de campismo e a praia fluvial asseguram que muitos entusiastas da natureza frequentam a zona.

A Praia Fluvial de Avis é um local maravilhoso para as pessoas que querem visitar porque tem várias outras actividades que contribuem para a sua vida diária. As piscinas municipais e um solário são duas das atracções locais que podem ser vistas numa viagem à Praia Fluvial de Avis.

Praia Fluvial de Avis

Caminhadas, ciclismo de montanha e quadriciclo são todos possíveis. As águas do reservatório, utilizadas por equipas de remo nacionais e internacionais como instalações de treino, são também utilizadas para a prática de windsurf, canoagem e pesca. Este paraíso no meio do Alentejo é facilmente acessível por estrada e dispõe de instalações como postes de windsurf para tornar os seus dias à beira do rio Maranhão perfeitos.

4. Praia Fluvial da Tapada Grande

A Tapada Grande é uma praia fluvial no Alentejo, na Mina de São Domingos, concelho de Mértola. É uma bela praia com bandeira azul e salva-vidas, situada num local ideal e com tudo o que é necessário para adultos e crianças se divertirem. Chapéus de sol, mesas de piquenique, e churrasqueiras estão disponíveis na praia. Um restaurante adjacente à praia serve esplanadas onde se pode sentar para uma refeição ou um refresco. Canoas e gaivotas podem ser alugadas para uma viagem nas águas calmas do reservatório junto à praia.

Praia Fluvial da Tapada Grande

 

5. Praia Fluvial de Odivelas

Localizada na Zona de Recreio e Lazer da Barragem de Odivelas, este é um óptimo local para passar dias em família. Aqui encontra um parque de merendas para fazer piqueniques, bem como um bar de apoio com esplanada e parque infantil.

Praia Fluvial de Odivelas

Esta praia deslumbrante está localizada na Área de Recreio e Lazer da Barragem de Odivelas, que é um local maravilhoso para passar dias com a família. Uma zona de piquenique, bem como um bar com um terraço e um parque infantil, estão disponíveis. Se quiser ir nadar, esteja ciente de que esta região não é vigiada e contém riscos associados à actividade da barragem do lado. Não saia de casa! Em vez disso, aproveite a serenidade do local e a sua beleza natural.

6. Praia Fluvial do Gameiro

A Praia do Rio Gameiro está localizada no Parque Ecológico do Gameiro, que fica perto do Fluviário de Mora. Este belo local de natação foi formado pela Barragem do Gameiro, no Rio Raia. Devido à sua variedade de actividades e instalações acessíveis, esta reserva ecológica é um local de visita obrigatória para os visitantes da região. O parque de campismo, uma zona de piquenique, o Fluviário de Mora, o Parque de Arborismo, e um Centro de Interpretação Ambiental estão entre as infra-estruturas existentes. Contém um parque infantil e um café com um terraço fantástico para os mais jovens. Existe também um Centro de Interpretação Ambiental para visitar.

Praia Fluvial do Gameiro

O Passadiço do Parque Ecológico Gameiro é o local mais apelativo, uma bonita passagem de madeira com vistas deslumbrantes. É inteiramente feita de madeira e cobre 1,5 quilómetros de comprimento. É uma vista absolutamente deslumbrante sobre o rio Raia à medida que se avança. Informações sobre árvores, arbustos e flores que podem ser encontradas ali, estão disponíveis até ao final do percurso. Existem bancos para descanso para que possa apreciar ao máximo a natureza circundante. Faça um pequeno desvio no meio do caminho para alcançar o topo e apreciar a paisagem espectacular. Mas se ainda assim, estiver à procura de adrenalina, continue pela estrada de cascalho depois de desfrutar deste belo parque. É um percurso mais difícil, com uma extensão de 5,5 quilómetros.

O percurso estende-se ao longo das margens da Ribeira da Raia e inclui dois troços: 2910 metros de território ribeirinho e 2570 metros de montado de sobro. Para os entusiastas da natureza, não há dúvida de que este é o local ideal para desfrutar de um bom dia de Verão. Os choupos e salgueiros são plantas populares nas margens do rio. Há anfíbios e peixes no próprio rio Ribeira da Raia. Os pinheiros e sobreiros encontram-se em abundância perto do final do percurso.

7. Praia Fluvial da Portagem (Marvão)

A característica mais popular do Centro de Lazer da Portagem é o seu numeroso recurso aquático recreativo, incluindo duas piscinas exteriores com balneários (duas para adultos e uma para crianças), uma das quais é uma piscina fluvial localizada no rio Sever. Com uma perspectiva impressionante do castelo de Marvai, este complexo apresenta três piscinas ao ar livre com balneários (dois para adultos e um para crianças) e uma das quais é uma piscina fluvial localizada ao longo do rio Sever.

Praia Fluvial da Portagem

Esta é uma das ex libris de Marvão, que foi recentemente requalificada e agora tem relva numa das suas margens e numerosas mesas e bancos nos seus arredores, permitindo aos banhistas passar dias agradáveis de Verão com as suas famílias ou amigos. O Centro de Lazer é composto por um anfiteatro, um centro desportivo especialmente concebido para ténis e futsal, um parque infantil, um restaurante/bar, bem como um parque bio-sanitário localizado atrás das bancadas do centro desportivo onde estão disponíveis patins duplos, um elevador, massagens, bancos abdominais, balanças duplas, e bares para actividade física.

8. Praia Fluvial da Barragem de Montargil

Praia Fluvial da Barragem de Montargil

Devido à enorme dimensão do reservatório, existem inúmeras possibilidades de desfrutar do rio e de se envolver em actividades mais extremas. Contudo, a nossa sugestão é ir a algum lugar perto do parque de campismo. A água em Montargil é suficientemente quente para se banhar. Embora não haja muitos pontos arenosos, pode sempre colocar a sua toalha à sombra das árvores. Tenha em mente que os pontos de acesso à água do reservatório raramente são patrulhados, por isso seja cauteloso ao entrar na água e nunca deixe os seus filhos fora de vista.

9. Praia Fluvial Pego das Pias

Entre S. Luís e Odemira, no lado norte da freguesia de S. Salvador, encontra-se um local encantador conhecido como a praia fluvial do Pego das Pias. A atracção natural da região encoraja muitos entusiastas da natureza a visitar. O nome provém dos buracos circulares na rocha.

Praia Fluvial Pego das Pias

Estes foram formados por redemoinhos que ocorreram durante níveis de água mais elevados do que os que temos hoje. As forças associadas à inclinação da região resultaram nas cavidades em forma de pia conhecidas como lavatórios. Este é um local onde pode passar tempo de qualidade com a sua família ou ir numa aventura com os seus amigos para redescobrir riquezas antigas.

10. Praia Fluvial do Alamal

A pacífica praia de Alamal, localizada do outro lado do Tejo, guardada pelo Castelo de Belver, é deslumbrante na sua beleza natural. Estamos no norte alentejano, mas o cenário é comparável ao de qualquer outra praia: toldos e espreguiçadeiras estão disponíveis para aluguer, e os banhistas têm gaivotas e caiaques à sua disposição.

Praia Fluvial do Alamal

É um local agradável para descontrair e nadar. Uma pequena estrada que desce a encosta até à antiga Quinta do Alamal, agora transformada neste Centro Integrado de Lazer do Alamal, chega à praia. É uma praia vigiada com bar, estacionamento e acesso para deficientes, que ganhou o prémio Bandeira Azul.

 

11. Praia Fluvial de Cardigos

A Praia Fluvial de Cardigos está situada perto da freguesia de Cardigos, no concelho de Mação. É um local encantador com um espaço relvado com sombra natural e uma área com chapéus de areia e palha. Foi designada como a Estrela do Médio Tejo em Património Natural – Praias Fluviais pela sua beleza.


Praia Fluvial de Cardigos

O parque tem dois churrascos, várias mesas para piqueniques, um bar de apoio a toda a área, chuveiros, sanitários, e uma rampa para pessoas com mobilidade restrita. Para aproveitar ao máximo este local deslumbrante

Mação e os tempos Romanos

Uma vez que o município de Mação é rico em fósseis, é particularmente favorável à investigação paleontológica e arqueológica. A riqueza da arqueologia provém sobretudo do período romano, como o demonstra o balneário romano de Ortiga. Pode também visitar os Castros de Amendaia da Idade do Ferro, assim como Caratun Castelo Velho do Caratão, um povoado da Idade do Bronze e a estação do Vale do Grou.

 

12. Praia Fluvial de Mourão

A praia de Mourão está situada perto do parque de merendas, a cerca de 1 quilómetro da aldeia. A segunda maior praia autorizada depois da Praia da Lagoa, tem um relvado, 45 chapéus-de-sol e uma piscina flutuante. Há mesas e cadeiras de madeira no parque de piqueniques, bem como zonas sombreadas e grelhadores de churrasco. Um passadiço de madeira leva à praia, que é acessível através de um cais.

Praia Fluvial de Mourão

 

alentejo praias fluviais, as melhores praias fluviais do alentejo, as melhores praias fluviais no alentejo, mapa das praias fluviais do alentejo, mapa praias fluviais alentejo, melhores praias fluviais alentejo, melhores praias fluviais do alentejo, praias fluviais alentejo, praias fluviais alentejo alojamento, praias fluviais alentejo alqueva, praias fluviais alentejo bandeira azul, praias fluviais alentejo e algarve, praias fluviais alentejo interior, praias fluviais alentejo litoral, praias fluviais alentejo mapa, praias fluviais alentejo mertola, praias fluviais alentejo portalegre, praias fluviais alentejo portugal, praias fluviais alto alentejo, praias fluviais baixo alentejo, praias fluviais do alentejo, praias fluviais do alto alentejo, praias fluviais do baixo alentejo, praias fluviais em alentejo, praias fluviais ferreira do alentejo, praias fluviais no alentejo, praias fluviais no alto alentejo, praias fluviais no baixo alentejo, praias fluviais no interior do alentejo, praias fluviais portugal alentejo, praias fluviais zona alentejo


Made with love by Joline. All rights Reserved.