• Conheça os locais a visitar no Porto

  • Portugal eleito Melhor Destino Turístico Europeu

  • Roteiro pelas caves do vinho do Porto

  • Top 10 dos sítios a visitar em Sintra

festas portugal

Descubra quais as Festas em Portugal deve visitar

Portugal acolhe no seu calendário uma boa quantidade de dias festivos durante todo o ano. Abaixo poderá encontrar quais as festas mais notáveis, as suas datas e local de celebração.

Janeiro – Fevereiro

Carnaval: O carnaval celebrado em Portugal tem grande relevância ao longo de todo o território sendo as maiores celebrações em Loulé, Ovar, Torres Vedras, Viana do Castelo e na ilha da Madeira.

Festival Internacional do Chocolate (14-28 Fev.): Realizado no município de Óbidos, na estremadura, um festival dedicado ao chocolate, cacau e aos artistas que se dedicam a trabalhá-lo.

Fantasporto (final de Fevereiro): Festival internacional de cinema de fantasia, terror e filmes alternativos, exibido na cidade do Porto.

Março – Abril

Semana Santa: Durante esta semana decorrem por todo o país inúmeras manifestações que compreendem a celebração da Páscoa. Destacam-se as festividades na cidade de Braga.

Ovibeja (último fim-de-semana de abril): Esta é uma feira dedicada à agricultura e ganadaria. Destaca-se ainda a presença de vários artistas e diferentes actuações assim como artesanato e bancas de comida tradicional.

Maio

Feira das Cantarinhas (2-4 Maio): Esta é uma importante feira de artesanato no extremo norte do país, em Bragança, Trás-os-Montes.

Queima das Fitas (primeira semana de Maio): Esta é uma semana dedicada à vida académica universitária. A mais conhecida queima das fitas realiza-se em Coimbra com procissões diárias de carros alegóricos, missas, concertos e muitas outras atividades. A queima das fitas repete-se por todo o território sendo ainda relevantes as de Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Faro.

Festa das Cruzes (primeira semana de Maio): Esta é uma festividade que se realiza em Barcelos. Uma festa de bandeiras, flores e concertos ao ar livre.

Festa do Mar (primeiro fim-de-semana de Maio): Procissão marítima em barcos coloridos ornamentados de flores e adereços em homenagem aos santos padroeiros dos pescadores, no porto da Nazaré, Estremadura.

Peregrinação a Fátima (12-13 de Maio): Centenas de milhares de pessoas visitam Fátima para comemorar a aparição da Virgem em 1917. Esta mesma procissão é repetida a 12-13 de Outubro.

Feira do Alvarinho (final de Maio): Esta é uma feira de cinco dias em homenagem ao saboroso Vinho de Monção. Esta feira além de provas de vinho e gastronómicas conta ainda com música, concertos, danças folclóricas, e muito mais.

Junho

Festa do Fado: Este festival realiza-se no Castelo de São Jorge em Lisboa. Durante o mês de Junho poderá ouvir o melhor do fado português, gratuitamente, a cada quinta-feira e domingo nos eléctricos tipícos.

Festa do Corpo de Deus: Esta festividade realiza-se em Monção, no Minho, e contempla procissões religiosas e uma feira medieval.

Vaca das Cordas & Corpus Christi: Já desde há muitos séculos que esta festividade se realiza em Ponte de Lima onde jovens realizam uma garraiada ao ar livre. Segue-se a Festa do Corpo de Deus com várias procissões religiosas e flores decorando as ruas.

Festas de Santo António (12-13 Junho): Esta animada festa popular realiza-se em Lisboa, no bairro de Alfama, nesta noite pode encontrar mais de 50 pequenos arraiais pela cidade com muita música, dança, vinho e sardinhas

Festas de São João (23-24 Junho): Esta é a festa popular das cidades de Porto, Braga e Vila do Conde, onde além de muita sardinha todos os populares batem na cabeça uns dos outros com um martelo de plástico.

Feira Nacional da Agricultura (final de Junho): Esta é uma feira anual que se realiza no concelho de Santarém. Incorpora corridas de cavalos, corridas de touros e muitos eventos para crianças.

Julho

Mercado Medieval: Coloca a tua armadura e dirige-te para as muralhas de Óbidos na Estremadura, onde todos os tipos de tradições e costumes medievais são recriados numa das maiores feiras medievais em Portugal.

Agosto

Festas de Cidade e Gualterianas (primeiro fim-de-semana): Feira gratuita na cidade de Guimarães, Minho, comanças folclóricas, concertos de rock, corridas de touros, fogo de artifício e concursos.

Festival do Marisco (meio de Agosto): Este festival de marisco realiza-se todos os anos em Olhão, no Algarve. Alguns dos pratos mais típicos são a caldeirada, a cataplana acompanhados de muita música.

Feira de São Mateus: Uma das maiores feiras nacionais com muita música, comida típica e fogo de artifício, em Viseu.

Setembro – Outubro

Nossa Senhora da Nazaré (8 Setembro): Este é um dos maiores festivais religiosos do país que inclui danças folclóricas, corridas de touros e procissões.

Novembro – Dezembro

Feira de São Martinho (primeira quinzena de Novembro): No coração da capital do cavalo, Golegã, Ribatejo, ocorrem importantes concursos equestres, festas nocturnas, corridas de touros acompanhados da boa castanha e água-pé.

Véspera de Ano Novo (31 Dezembro): O ano novo é sempre bem recebido por todo o país sendo o fogo de artifício na ilha da Madeira o mais celebrado.

carnaval, fantasporto, feira das cantarinas, feira de são martinho, feira de são mateus, feira do alvarinho, feira nacional da agricultura, festa das cruzes, festa do corpo de deus, festa do fado, festa do mar, festas de cidade e gualterianas, festas de santo antónio, festas de são joão, festas em portugal, festas portugal, festival do marisco, festival internacional do chocolate, mercado medieval, nossa senhora da nazaré, ovibeja, peregrinação fatima, queima das fitas, semana santa, vaca das cordas, véspera de ano novo


Made with love by Joline. All rights Reserved.