• Conheça os locais a visitar no Porto

  • Portugal eleito Melhor Destino Turístico Europeu

  • Roteiro pelas caves do vinho do Porto

  • Top 10 dos sítios a visitar em Sintra

dia de portugal 10 de junho

Dia de Portugal: Qual o motivo para se celebrar a 10 de Junho?

Sabia que existe um motivo para se celebrar o Dia de Portugal a 10 de Junho? É verdade, neste dia celebramos em Portugal o Dia de Portugal, Dia de Camões e também o Dia das Comunidades Portuguesas.

Este feriado nacional é também o dia da morte do nosso poeta Luís Vaz de Camões, autor do famoso “Os Lusíadas”. Neste Dia de Portugal é realizado muitas atividades, em destaque as demonstrações militares e desfiles.

Sem dúvida um dia importante para a história de Portugal e também dos portugueses, mas será que até em tempos de ditadura era assim?

Neste artigo vamos dar a conhecer o motivo para se celebrar em 10 de Junho.

10 de Junho o Dia da Língua Portuguesa e do Cidadão Nacional.

Neste dia, é comum o Presidente da República e altas patentes do Estado participarem nas cerimónias de comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Todos os anos esta cerimónia decorre numa cidade diferente.

dia de portugal 10 de junho dia de camões

História do Dia de Portugal

O dia 10 de Junho nem sempre foi conhecido como na atualidade. Este dia já foi celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou o portugueses, isto aconteceu durante o ano de 1933 e 1974, entre o regime da Ditadura do Estado Novo até à Revolução dos Cravos em 25 de Abril.

Como Luís de Camões foi uma figura emblemática para Portugal e associada aos Descobrimentos, fazia todo o sentido ser utilizado como forma de o regime celebrar os territórios coloniais e o sentimento de pertença a uma grande nação, como sendo uma só raça e língua comum.

O 10 de Junho é definido como feriado, após a implantação da República e na sequência dos trabalhos legislativos em 5 de Outubro de 1910.

No decorrer desses trabalhos, foi realizada a publicação de um decreto onde definia os feriados nacionais, tendo sido inclusivamente eliminados feriados religiosos, com a intenção de diminuir a influência da Igreja Católica e consolidar a laicização da sociedade.

No decreto definia os feriados nacionais e dava a possibilidade dos concelhos e municípios seleccionarem um dia do ano que representasse as suas festas. Lisboa optou pelo 10 de Junho como feriado municipal, em homenagem a Camões, dado que esta era a data apontada como sendo a da morte do poeta.

dia de portugal 10 de junho dia de luis camões

O que seria apenas um feriado municipal passa a ser exaltado com o Estado Novo. Assim, a partir desse momento o Dia de Camões passou a ser celebrado a nível nacional.

Mas não ficou por aqui, até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça como anteriormente visto, este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional em 1944.

Assim sendo, a partir de 1978 o dia 10 de Junho ficou designado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

No Decreto-Lei n.º 39-B/78 de 2 de março, lê-se:

“O dia 10 de Junho, Dia de Camões e das Comunidades, melhor do que nenhum outro, reúne o simbolismo necessário à representação do Dia de Portugal. Nele se aglutinam em harmoniosa síntese a Nação Portuguesa, as comunidades lusitanas espalhadas pelo Mundo e a emblemática figura do épico genial.”

Hoje, são várias as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo que celebram o Dia de Portugal com diversos tipos de atividades.

Uma mera curiosidade é que desde 2013 a comunidade autónoma da Extremadura espanhola também festeja este dia.

Agora que já sabe o motivo para o dia 10 de Junho ser o ideal para comemorar o Dia de Portugal, vamos comemorar e honrar os nossos ancestrais e cuidar da nossa pátria.

10 de Junho, de Camões e das Comunidades Portuguesas, dia de camoes, Dia de Portugal, dia de portugal 2017, dia de portugal 2018, dia de portugal desenhos, dia de portugal e das comunidades portuguesas, feriado nacional, importancia da comemoração do dia de portugal, Presidente da República

Stay informed

Get the latest stories about fashion and beauty trends and 20% off items from the Berry Winter Collection.


Made with love by Joline. All rights Reserved.