• Conheça os locais a visitar no Porto

  • Portugal eleito Melhor Destino Turístico Europeu

  • Roteiro pelas caves do vinho do Porto

  • Top 10 dos sítios a visitar em Sintra

visitar ponte de limpa Portugal

Visitar Ponte de Lima: O que fazer nesta formidável vila portuguesa

Nas margens do rio Lima há uma maravilhosa vila portuguesa que recebeu o seu nome por causa de uma emblemática ponte medieval que foi construída a partir das ruínas de uma ponte romana. Hoje, a região é mais conhecida pela sua gastronomia – o famoso sarrabulho – mas a realidade é que há muitas boas razões para visitar a Ponte de Lima em Portugal. Antes de os listarmos, vamos conhecer um pouco da história desta bela vila.

Foi em 1125 que a Rainha D. Teresa referiu-se à região como a Terra de Ponte, outorgando a carta de foral à vila que estabelece uma das primeiras aldeias portuguesas. Vários séculos depois, D. Pedro I construiu muralhas quando reconheceu a importância estratégica do lugar.

A partir daí e durante vários reinados, Ponte de Lima serviu de ponto intermédio entre o litoral e o interior.

A segurança que as muralhas proporcionavam acabou por atrair a população ajudando este local a prosperar a vários níveis, ainda mais quando a ponte que ali existia ter sido a única passagem segura entre o Rio Lima. Os peregrinos passaram por ela na direção de Santiago de Compostela e, ano após ano, a região parecia estar a desenvolver-se cada vez mais.

As empresas bem-sucedidas e o aumento do poder económico completaram a construção de trabalhos e monumentos que perduram até à atualidade e constituem uma das maiores riquezas da região. A isto soma-se o enquadramento paisagístico e a aposta no turismo rural e de habitação.

Descubra as razões pelas quais tem de visitar Ponte de Lima

É caso para referir que nesta aldeia portuguesa não falta animação. Esta região é bastante conhecida pelas Feiras Novas, uma festa criada em 1826 por D. Pedro IV. Esta romaria realizada em Setembro enche as ruas de Ponte de Lima com atividades diversas, desde concursos de gato a fogo de artifício.

A propósito de gado não podemos esquecer a Vaca das Cordas, esta é uma tradição ocorre todos os anos no dia anterior ao Corpo de Deus. A vaca é presa por cordas e imobilizada por um grupo de homens. Assim sendo, a vaca percorre pelas ruas desta vila num percurso que termina junto ao areal.

Estes dois exemplos são apenas algumas das atividades que acontecem em Ponte de Lima, convidamos a estar atento ao programa cultura e certamente irá encontrar eventos como o Festival Mundial de Jardins, a Feira do Vinho Verde ou até a Feira do Cavalo.

 

Em Ponte de Lima vai encontrar uma bela paisagem natural

É adepto de caminhadas ou de descobrir locais menos conhecidos de Portugal? Fique a saber que Ponte de Lima dispõe de uma paisagem natural tão fantástica que tornou-se um destino de turismo rural de eleição.

As atividades em Ponte de Lima são imensas, o que pode ser uma vantagem se preferir aproveitar as folgas para visitar e descobrir esta terra.

Mas se ainda está com dúvidas, convidamos a visualizar as imagens das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, estas são consideradas áreas protegidas. Sugerimos a percorrer a eco via de Ponte de Lima, onde vai encontrar a Casa do Tamanqueiro e a Casa da Lage.

Como vê, existem imensos locais a visitar em Ponte de Limta, e vamos juntar a isto tudo os tão conhecidos trilhos do Caminho Português de Santiago e as imensas atividades de turismo de ar livre e turismo cultural, como por exemplo – passeio de bicicleta, canoagem, air bingi, passeios a cavalo ou caminhadas e percursos pedestres.

 

A gastronomia de chorar por mais

Se é adepto de cozinha tradicional portuguesa sugerimos a não sair de Ponte de Lima sem experimentar os seus pratos tradicionais. Nos restaurantes, vai descobrir uma infinidade de pratos tradicionais, em destaque temos:

  • Arroz de Sarrabulho
  • Arroz de Lampreia
  • Lampreia à Bordaleza
  • Bacalhau de Cebolada

Para acompanhar um destes pratos tem o célebre vinho verde Ponte de Lima, agora é só pedir a ementa. Por fim, para os mais gulosos, tem o leite-creme que vem encerrar o prazer de comer todas estas iguarias tradicionais.

Uma vila repleta de monumentos com história

Primeiramente, o monumento de maior destaque é sem dúvida a ponte medieval. Como já mencionamos acima, esta é a reconstrução da ponte romana original onde só resta uma pequena parte da margem Oeste e os 24 arcos.

Mas se pensa que este é o único monumento, desengane-se! Temos ainda a Igreja Matriz edificada no século XV ou o espetacular Parque Temático do Arnado, inspirado em vários estilos como o romano, renascença, barroco e um labirinto.

“O labirinto simboliza o caminho da sabedoria pelo qual passa a mensagem comum a todos os enigmas, o segredo da vida.”
Jaques Attali.

 

Agora que já sabe o que fazer ao visitar Ponte de Lima, aproveitamos para o convidar a passar também em Labruja, uma freguesia que fica apenas 12 quilómetros e irá conhecer o Santuário do Senhor do Socorro.

campo de golfe Ponte de Lima, dormir em Ponte de Lima, golfe Ponte de Lima, hotel Ponte de Lima, onde fica Ponte de Lima, Ponte de Lima, Ponte de Lima Portugal, Ponte de Lima turismo, Ponte de Lima turismo rural, ponte do lima, ponte do lima Portugal, ponte lima, ponte lima turismo, turismo Ponte de Lima, turismo rural Ponte de Lima, visitar Ponte de Lima

Stay informed

Get the latest stories about fashion and beauty trends and 20% off items from the Berry Winter Collection.


Made with love by Joline. All rights Reserved.