• Conheça os locais a visitar no Porto

  • Portugal eleito Melhor Destino Turístico Europeu

  • Roteiro pelas caves do vinho do Porto

  • Top 10 dos sítios a visitar em Sintra

Guarda: descubra a cidade com destaque a nível europeu

Guarda: descubra a cidade com destaque a nível europeu

Bem-vindo à “mais alta”, à Guarda!

A dois passos de Espanha e às portas da Europa…

Consegue adivinhar que cidade estamos a falar?

 

E, se acrescentar Cidade dos 5 F’s?

 

A posição geográfica estratégica e as robustas muralhas conferem-lhe a Força pela qual é bem reconhecida.

O termo farta está diretamente associado à riqueza do Vale do Mondego.

Se estas características ainda lhe são desconhecidas, acredite que o frio é um fator pelo qual não passará despercebido. Esta é, seguramente, a cidade mais Fria do interior do país, devido à proximidade da Serra da Estrela, e aos 1056m de altitude!

A sua beleza natural atribui-lhe o título de Formosa.

E, um traço fulcral, apresento-lhe uma cidade Fiel, a cidade da Guarda!

 

Porquê Fiel?

Esta designação remete para o tempo de Álvaro Gil Cabral, Alcaide-Mor do Castelo da Guarda, que se recusou a entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela, durante a crise de 1383-85. Sim, está correto! Foi esta a figura que combateu na célebre batalha de Aljubarrota e, que depois tomou o seu assento nas Cortes de 1385, onde elegeu o Mestre de Avis como Rei.

Depois de o localizar no tempo, é importante mencionar qual é a relevância da localização da cidade da Guarda, a nível nacional e internacional.

É a partir da acolhedora Guarda que correm as linhas de água subsidiárias das maiores bacias hidrográficas, responsáveis por abastecer as três maiores cidades de Portugal, sendo elas- a Bacia do Tejo, que abastece Lisboa, a Bacia do Mondego, que abastece Coimbra, e a Bacia do Douro, que abastece o Porto.

E a famosa linha da Beira Alta, qual é a sua importância?

Acredita que esta linha permite a circulação de comboios regionais, nacionais e internacionais? Assim sendo, é o principal eixo ferroviário para o transporte de passageiros e mercadorias para o Centro da Europa.

Não se esqueça da ligação a Hendaye (França, via Salamanca- Valladolid-Burgos).

 

Agora que já decidiu o seu destino, já sabe:

 

Uma visita obrigatória à Guarda? Entenda o porquê!

O Ar

O Ar que vai respirar na cidade da Guarda alicia a longos passeios em qualquer estação do ano. Não acredita?

E se lhe disser que o ar foi distinguido pela Federação Europeia de Bioclimatismo em 2002, e que a cidade recebeu o título de primeira “Cidade Bioclimática Ibérica”? Mas, há mais!

 

O frio típico

Compreendo que esteja a interrogar-se como vai suportar o frio característico da Guarda. A solução – não deixe que o frio o impeça de desfrutar de tudo o que esta bela cidade tem para lhe oferecer!

A solução? As roupas quentes, a amabilidade e o acolhimento do povo guardense vão surpreendê-lo!

Tente ver o lado positivo. Não consegue? E se disser que o facto de esta região ser marcada por granito, o clima contrastado e o frio permitem a Manufatura de Fumeiro e Queijaria de alta qualidade?

 

A Guarda das Tradições

 

  • Noites únicas e de muito humor: Assista ao desfile e julgamento do Galo

Julgamento do Galo? Agora que já captei a sua atenção, passo a explicar o nome!

Esta é uma tradição festiva única na Guarda, distinto de todos os programas de Carnaval de todo o país.

O desfile e Julgamento do Galo na Guarda é uma verdadeira sátira global aos males presentes na sociedade atual e, do mundo, no geral.

O Galo do Entrudo é o vilão culpado por todos os males e que irá ser julgado pelos seus pecados sendo, no final, morto pelo fogo em plena praça pública, tal como ditam os costumes antigos.

Para que esta tradição da Guarda seja possível, o Teatro! Aproveite este espetáculo inédito!

Sim, toda esta narrativa do enterro do galo foi construída com base numa narrativa que é representada por atores.

Se ficou interessado saiba que o evento GuardaFolia é um evento tradicional atemporal.

atividades na Guarda, durante todo o ano, à sua espera!

 

  • Onde conviver? O Madeiro único da Guarda

Passar o Natal na Guarda? Sim! mas, e o frio? A solução: uma fogueira, o Madeiro da Guarda!

Antes de responder que a fogueira é uma solução temporária para uma noite, eu asseguro-lhe que este Madeiro perdura até à noite de Ano Novo! Mais animado?

Tal como diz a tradição e ritual antigo, que persiste nas aldeias da Guarda, nos dias que antecedem a noite de Natal, o Madeiro é o ponto de encontro, que reúne as várias gerações à volta de uma fogueira, e que proporciona um momento alegre de convívio na Guarda!

 

  • Guarda: A Cidade Natal

Novamente, a Cidade do Natal.

Escolha esta cidade para viver a magia do Natal!

A iniciativa foi mais uma vez da ambiciosa Câmara Municipal da Guarda, no sentido de propiciar um ambiente marcante na sua visita à cidade e, a todas as famílias que elegerem a cidade do interior como destino para festejar a quadra natalícia.

A Câmara da Guarda preparou para si um programa cheio de animação infantil e de puro entretenimento pensado para todas as idades. As atrações, como a mini roda, carrossel e pista de gelo, são as mais procuradas. No entanto, esta Cidade Natal tem muitas outras surpresas que o vão surpreender! Faça parte desta Guarda, Cidade Natal!

O que visitar?

Guarda: descubra a cidade com destaque a nível europeu

Sé da Guarda

Se a arquitetura o fascina e, se é um verdadeiro entendedor do estilo gótico e manuelino, a Catedral da Guarda é o monumento de destaque na sua visita.

De certeza que já viu a imagem da Sé da Guarda em postais. Mas, está na altura de observar com os seus próprios olhos a sua grandiosidade!

Esta Catedral é muito reconhecida pelo seu aspeto imponente.

Todos ouvimos falar que a beleza exterior atrai, mas é a beleza interior que nos conquista! É verdade, e poderá comprovar a beleza e os detalhes artísticos no interior da Sé da Guarda!

Esperamos por si na Praça Luís de Camões, na acolhedora Guarda!

 

 

Guarda: descubra a cidade com destaque a nível europeu

Museu da Guarda

Visite sozinho ou na companhia da sua família a exposição de inúmeras peças representativas de áreas como a arqueologia, escultura e pintura sacra, podendo contar ainda com os de Armaria e a pintura portuguesa do século XX.

Não existe apenas exposição de trabalhos e de arte!

Se é um amante de cinema, está no local certo!

No Museu da Guarda ocorrem frequentemente várias projecções de filmes ao ar livre a qualquer hora, com entrada livre!

E para os que se identificam mais com o teatro, alegrem-se! As companhias de teatro espalhadas pela Guarda escolhem dar vida a este local, para a representação das suas peças de teatro.

 

Há muito mais por descobrir no Museu da Guarda!

 

Guarda: descubra a cidade com destaque a nível europeu

Parque natural da Serra da Estrela

 É no interior do país que poderá encontrar o Parque natural da Serra da Estrela, uma área montanhosa repartida pelos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Guarda, Manteigas e Seia.

Este Parque poderá roubar um dia na sua visita à Guarda, mas é neste espaço, rodeado de natureza que é possível realizar os famosos percursos pedestres da Guarda.

A importância internacional do Parque da Serra da Estrela elevou-o a Reserva Biogenética.

Prepare o espírito aventureiro e adapte-se, pois, estará no ponto mais alto do território continental! Além da aventura, há espaço para adrenalina e diversão, com a única pista de esqui do país, a inesperada paisagem de “tipo alpino”, entre muitas outras atividades.

O que fazer?

  • Teatro, dança e música

 

Guarda: descubra a cidade com destaque a nível europeu

O Teatro Municipal da Guarda é uma paragem surpreendente.

Aqui encontra os principais eventos culturais da Guarda, que mobilizam a interação e o encontro de toda uma comunidade apreciadora da cultura e arte.

Esta entidade cultural é o motor vital para a divulgação da Guarda, a nível nacional e internacional. O TMG oferece-lhe uma diversidade de espetáculos, ao atrair inúmeros talentos e artistas de renome à Guarda.

 

  • O passado da cidade: Aventure-se pelas ruas da cidade

 

Sabia que a comunidade judaica da Guarda foi durante anos uma das mais importantes comunidades judaicas e ancestrais?

Percorra as ruas da judiaria e descubra as mensagens e símbolos hebraicos resguardados e gravados nas pedras.

Encontre o antigo bairro judeu perto da Porta D’ El Rei!

 

  • Paisagens fascinantes: Torre de Menagem

Guarda: descubra a cidade com destaque a nível europeu

Se é um amante de fotografia e de viver momentos incríveis suba à Torre de Menagem do Castelo da Guarda para apreciar a paisagem panorâmica da cidade e da serra.

Reúna as melhores fotografias para eternizar, na sua memória, os seus melhores momentos! Não se esqueça dos 1056 metros de altitude!

 

Onde comer?

Sugiro alguns dos melhores restaurantes na Guarda que atendem ao gosto e paladar de cada pessoa:

Requinte à mesa e na decoração!

Isto porque quando procuramos um restaurante procuramos sair com uma imagem positiva e que nos convide a regressar. Branco para quem procura que a refeição seja num ambiente tranquilo. Vermelho, cor do romance, se pretender surpreender o seu companheiro/a. Assim é conhecido o DonGarfo na Guarda, uma escolha sofisticada a preço acessível. Aproveite!

 

Quanto? Preço médio 25 €

Onde?  R. do Bairro 25 de Abril 10, 6300-685 Guarda

 

O restaurante Belo Horizonte fica mesmo no centro histórico da cidade da Guarda. Nesta antiga casa pode usufruir da excelente garrafeira de vinho, organizada por regiões. A história faz parte da Guarda e deste restaurante que conta já os seus 70 anos.

Quanto? 15 a 20 €

Onde? Largo de São Vicente, Guarda

 

Sugiro o restaurante Bola de Prata na Guarda como solução para o convencer a sair à rua e passear pelo centro da cidade. Acredita que há uma lareira à sua espera nos dias mais frios do inverno? É verdade.

O Bola de Prata é um dos restaurantes mais procurados na Guarda e, dos poucos que lhe oferece a oportunidade de petiscar pratos tradicionais numa moderna taberna. A não perder!

 

Quanto? 15 a 20 €

Onde? Rua Mouzinho da Silveira, Guarda

 

Não se esqueça que a gastronomia, tal como o património cultural, são fatores que aliados contribuem para divulgar o que de melhor uma cidade tem para oferecer às pessoas e, em simultâneo, posicionar-se como referência turística.

Como cidade do interior do país, a Guarda não é só consciente do desafio de internacionalização como, no decorrer dos anos, tem vindo a criar sinergias e dinâmicas a nível do turismo ibérico.

 

As especialidades da Guarda:

  • Bacalhau à conde da guarda

 

Guarda: descubra a cidade com destaque a nível europeu

Conhece este petisco? Foi criado por João Ribeiro, um autêntico chefe de cozinha português. Este mestre é reconhecido por ter preparado o banquete oficial à rainha Isabel II. Não deixe de provar esta apetitosa receita, que acaba por ser uma imitação e uma inovação! Porquê?

Imitação da Brandade francesa (“purée de chair de morue émulsionée à l”huile de olive e du lait. La cuisine familiale lui incorpore souvent pour des raisons de economie la purée de pomme de terre”), que se traduz em: puré de carne de bacalhau emulsionado com azeite e leite. Uma invenção por ser uma estreia em Portugal, onde apenas poderá encontrará na Guarda!

Mais motivos para tornar esta visita inesquecível? Há muito mais por descobrir na Guarda!

 

  • Queijo da Serra da Estrela

Guarda: descubra a cidade com destaque a nível europeu

Resistir à tentação? Impossível!

De certeza que já ouviu “Em Roma, sê romano”, que não se refere apenas a integrar o idioma de outra localidade, mas a participar no conjunto de atividades ligadas aos seus costumes, tradições e cultura.

Desta forma o Queijo da Serra é um elemento imprescindível à mesa, na Guarda. Posto isto, aguardam por si os sabores rústicos e os ensinamentos das célebres técnicas ancestrais, e respetivo modo de fabrico.

Poderá compreender, com esta visita, o que fundamenta e eleva a riqueza da Serra da Estrela a lugar de destaque da Pastorícia.

Mas, afinal qual é a origem deste queijo tão conhecido?

A história deste queijo remete ao passado das povoações serranas, dos pastores e da vida da montanha, do século XVI.

 

  • “Dom Sancho” – o Doce da cidade

Apresento-lhe agora o doce representativo da cidade mais alta de Portugal. Este pastel surge no contexto do concurso “Bolo de Cristal”, incentivado pela Câmara Municipal da Guarda.

E, como a Guarda é por excelência a cidade que alia a gastronomia ao seu património, também o D. Sancho é uma figura ilustre na herança da cidade.

É em plena Praça Luís de Camões, situada em cima de um pedestal, que poderá encontrar a eminente estátua em bronze de Dom Sancho I. Esta foi a figura do passado que concedeu o foral de cidade à Guarda, em 27 de Novembro de 1199.

Para além disto, convido-o a ouvir a cantiga medieval feita pelo próprio, denominada “Muito me tarda o meu amigo na Guarda”.

 

Onde ficar?

E, se todos estes monumentos e atividades para pôr em prática o fascinaram é altura de ponderar a sua estadia na Guarda.

Os hotéis que vou referir aplicam-se quer já tenha realizado a sua pesquisa, embora as dúvidas tenham permanecido, quer não conheça esta cidade e pretenda reunir mais informações antes de se aventurar!

O hotel mais procurado na Guarda é o hotel Lusitania. Esta é uma ótima escolha caso pretenda desfrutar, sozinho ou acompanhado, do complexo de piscinas interior e exteriores e, de um ambiente de tranquilidade. Em acréscimo, poderá contar com um spa e uma banheira de hidromassagem.

Parece-lhe o fim de semana ideal? Ainda há mais, na Guarda!

Se escolher ficar neste hotel tem a 6 km o Museu da Guarda e a 7 km o Castelo da Guarda, um castelo do século XII que merece uma visita.

Porém, se preferir ficar num ambiente mais discreto ou, se for um apreciador de arte e museus, convido-o a considerar o hotel Vanguarda. Poderá deliciar-se com as exposições de arte expostas no Museu da Guarda e, ainda, do Teatro Municipal da Guarda, que ficam a 16 minutos a pé do hotel.

Como já deve ter ouvido falar da Catedral da Guarda, o ponto de referência desta cidade, fica a 1km deste hotel. Portanto, esta é a solução ideal para ficar alojado no centro da cidade.

 

Eventos na Guarda: Feira Ibérica do Turismo

Depois de todas estas atividades, resta falar-lhe do maior evento na Guarda alguma vez realizado:  a Feira Ibérica do Turismo!

Esta foi a oportunidade que esta pequena cidade, contudo visionária, fomentou com o objetivo estratégico de promoção regional e turística.

Ainda vai a tempo de conhecer este evento em 2020, na sua sétima edição! Este evento visa reforçar a cooperação social, comercial entre Portugal e Espanha, resultado da sua ligação transfronteiriça.

Este evento tem um cariz empreendedor e ambicioso e, se o turismo fizer parte dos seus interesses, é um ótimo plano a acrescentar na sua visita à Guarda!

Em suma, a Guarda é mais uma vez mais a cidade admirada e elegida por diversos empresários e investidores, que acreditam nas suas potencialidades para o futuro do país e, no contexto europeu.

 

Venha descobrir a cidade do interior de Portugal,

Os 800 anos de história e a cidade da Guarda aguardam por si!

atividades na guarda, bacalhau à conde da guarda, bola de prata na guarda, camara guarda, camara municipal da guarda, castelo da guarda, catedral da guarda, cidade da guarda, cidade do natal, cidade dos 5 f, cidade mais alta de portugal, dongarfo, estadia na guarda, eventos na guarda, feira iberica do turismo, GuardaFolia, hoteis guarda, hotel, hotel guarda, hotel lusitania, hotel vanguarda, madeiro da guarda, museu da guarda, parque natural da serra da estrela, restaurante belo horizonte, restaurantes na guarda, se da guarda, teatro municipal da guarda, tmg, torre de menagem, visita à guarda


Made with love by Joline. All rights Reserved.