• Conheça os locais a visitar no Porto

  • Portugal eleito Melhor Destino Turístico Europeu

  • Roteiro pelas caves do vinho do Porto

  • Top 10 dos sítios a visitar em Sintra

braga portugal

Braga Portugal: Uma cidade com mais de 2000 anos de história

Com mais de 2000 anos de história, Braga é uma das cidades mais antigas de Portugal. Encantadora e interessante, atualmente tem um cenário medieval e religioso que se mistura com uma vibe jovem e empreendedora.

Se você quer visitar outras cidades além de Lisboa e Porto, então Braga de Portugal precisa estar na sua lista. Localizada no Norte do país, é a capital da região do Minho e foi destacada como Capital Europeia da Juventude em 2012. Apenas a 40 minutos de carro do Porto, é uma cidade portuguesa que você precisa visitar se tiver um dia livre em seu roteiro.

História de Braga de Portugal

Com mais de 2000 anos de história, Braga é a cidade mais antiga de Portugal. Antes da sua fundação pelos Romanos entre os anos 136 A.C. e 14 D.C., já viviam na região povos celtas que eram conhecidos por Brácaros. Depois de conquistas e batalhas, o imperador César Augusto mandou reorganizar a cidade e renomeou-a de Bracara Augusta. O objetivo era difundir a religião cristã e o modo de vida Romano na Península Ibérica. Foram construídas termas, templos e vias públicas e as atividades sócio-econômicas desenvolveram-se rapidamente.

A cidade se tornou capital da Galécia, região que ia desde o norte do Douro até ao Cantábrico. A partir da Idade Média, Braga mudou de poder várias vezes até chegar nas mãos do Rei de Leão, D. Afonso III. Mais tarde passou para as mãos do Conde de Portucale D. Henrique de Borgonha, através do dote de D. Teresa filha de D. Afonso IV de Leão e Castela. D. Teresa e D. Henrique de Borgonha são os pais do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e estão sepultados na Sé de Braga.

Foto: Peter Horenský via Flickr

No século XII a cidade é doada aos Arcebispos, que a transformam durante os séculos seguintes, melhorando e construindo na região em volta da Sé.  Até hoje, Braga continua sendo considerada o maior centro de estudos religiosos do país.

É também onde está localizada a Universidade do Minho. A belíssima província do Norte de Portugal é composta pelos distritos de Braga e de Viana do Castelo. Isso faz com que muitos jovens residam em Braga, razão pela qual ela foi escolhida como Capital Europeia da Juventude em 2012.

O que fazer em Braga Portugal

Santuário do Bom Jesus do Monte

Comece seu passeio em Braga Portugal visitando o belíssimo Santuário do Bom Jesus do Monte. Localizado no topo de uma colina, de lá você vai poder ter uma boa perspectiva da cidade antes de começar a explorar suas ruas.

Nossa sugestão é pegar o funicular (um tipo de bonde em Portugal) para subir. Já para descer, a dica é ir pela escadaria – porque “Para baixo todos os Santos ajudam” não é mesmo? Além do mais, esse elevador do século XIX é um dos únicos no mundo que ainda funciona com contra-peso de água. Uma verdadeira relíquia da qual ainda podemos desfrutar nos dias de hoje. O bilhete para uma viagem custa 1,5 euro, e ida e volta tem o valor de 2,5 euros.

Santuário de Bom Jesus dos Montes em Braga Portugal

Chegando lá em cima, aproveite para entrar na igreja e ver de perto o maravilhoso altar, representando a crucificação de Cristo. É sem dúvida um cenário digno de filme! Depois, passeie pelos jardins que circundam o santuário, descobrindo a gruta com o coreto, o lago com os peixes e o monóculo para ver a cidade em seus detalhes. É, aliás, deste lugar que vem a expressão “Ver Braga por um canudo”, que significa ver as expectativas frustradas.

Ao iniciar sua descida pelos emblemáticos Escadórios, vá reparando nas estátuas e fontes que simbolizam cada lance. São 581 degraus, divididos em três patamares: o Escadório do Pórtico, o Escadório dos Cinco Sentidos e o Escadório das Três Virtudes.

Foto: correiodominho.pt

 

Fonte do Ídolo e Palácio do Raio

Vá agora até o centro histórico de Braga Portugal para conhecer esta charmosa cidade do Norte. Comece admirando a fachada do Palácio do Raio, no estilo barroco e repleta de lindos azulejos azuis. Foi mandado construir em 1754 por um prestigiado comerciante da cidade e vendido depois de um século ao Visconde de S. Lázaro, Miguel José Raio. Eventualmente foi parar nas mãos da Santa Casa da Misericórdia que acabou fazendo várias obras de restauro e instalando serviços hospitalares no palácio.

Na rua em frente ao palácio fica a Fonte do ídolo, um lugar arqueológico do tempo dos Romanos. Acredita-se que tenha sido construída há mais de dois mil anos, como santuário ao deus das águas Tongoenabiago. É um dos mais antigos monumentos sobreviventes da Bracara Augusta e por isso muito importante na cidade.

Palácio do Raio em Braga Portugal

Foto: scmbraga.pt

Fonte do ídolo, um lugar arqueológico do tempo dos Romanos –

Foto: Enjoy the Universe via Flickr

Arcada da Lapa e Torre de Menagem

Siga seu percurso pela Avenida da Liberdade, rua fechada apenas para pedestres com várias lojas ao longo dela, até à Praça da República. Era lá que no século XVI os comerciantes se instalavam, o que levou à construção da Arcada da Lapa, para protegê-los em caso de chuva. Hoje em dia, a Arcada é o lugar onde a população mais velha da cidade se reúne diariamente para conviver, nos cafés com esplanada. É lá também que fica um dos cafés mais antigos da cidade, o Café Vianna.

Caminhe pelas ruas do centro histórico ali por perto e descubra a Torre de Menagem, que fica por trás das Arcadas. Esse é o último vestígio do Castelo de Braga, que estava ali edificado desde o século XIII.

Foto: @municipio_de_braga via Instagram

 

Jardim de Santa Bárbara e Sé de Braga

Continue andando pela Rua do Souto e vire à direita quando chegar no cruzamento com a Rua Dr. Justino Cruz. É lá que você vai encontrar o lindo Jardim de Santa Bárbara, com os arcos episcopais de pano de fundo. Todos os caminhos do labirinto florido chegam na imagem de Santa Bárbara.

Dê a volta por trás do antigo Paço Arquiepiscopal Bracarense. Depois, continue passando pelo jardim da Praça do Município até à Igreja da Misericórdia. Vire à direita para ir até o Arco da Porta Nova. Depois, volte pelo mesmo caminho para visitar a Sé de Braga. Tem uma expressão portuguesa que diz “Mais velho que a Sé de Braga”. Isso porque a catedral remontaria ao século III, fazendo dela a mais antiga construção católica do país. Para visitá-la precisa pagar 2 euros, mas a entrada no claustro e algumas das capelas são gratuitas.

 

Foto: @municipio_de_braga via Instagram

Onde comer em Braga

Um dos mais emblemáticos da cidade, o Café Vianna foi inaugurado em 1858 e por lá passaram os ilustres escritores portugueses Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco. Fica nas Arcadas da Praça da República. Ainda hoje, é um dos prediletos dos locais para um cafézinho na esplanada. #Dica: se você estiver visitando de final de semana, aproveite para tomar um brunch nesse lugar icônico da cidade.

Para experimentar os pratos gastronômicos da região do Minho, o melhor é reservar mesa no Bem-me-quer, junto do Arco da Porta Nova. Entre os rojões à moda do Minho, o cabrito assado e as papas de sarrabulho à moda de Braga, as receitas são tradicionais e deliciosas. Não deixe de provar o bacalhau à Casa e, para finalizar, o maravilhoso pudim de Abade de Priscos.

Um pouquinho longe do centro histórico fica a Taberna Belga, que recomendamos pelas francesinhas maravilhosas que tem por aqui. São tão famosas que sempre tem fila na porta e até já existe uma Taberna Belga 2. Então se você estiver de carro, essa é uma ótima opção para almoçar.

Café Vianna em Braga Portugal –

Foto: @cafevianna via Instagram

Braga Portugal

Foto: @cafevianna via Facebook

Uma das famosa francesinha da Taberna Belga – Braga Portugal

Francesinha Tradicional – Foto: @tabernabelga via Facebook

Onde ficar em Braga Portugal – Os melhores bairros da cidade

Durante sua visita a Braga Portugal, pode ser que você se apaixone pela cidade e queira ficar mais uns dias. Ou simplesmente decida que essa é a base perfeita para explorar a região do Minho, no Norte de Portugal. Seja como for, aqui temos várias dicas com os melhores bairros onde se hospedar.

  • Centro Histórico

Se você gosta de ficar a poucos passos dos principais pontos turísticos de uma cidade, então o centro histórico é a escolha certa. Ali nas ruas que só andam pedestres em torno da Sé, qualquer esquina tem um café emblemático, um monumento ou uma lojinha interessante. Dê uma olhada em nossas recomendações, para todos os bolsos:

  • Collector’s Hostel – cama em dormitório a partir de 16 euros.
  • Domus 26 Guesthouse B&B – quarto a partir de 48 euros com café da manhã incluso.
  • Suites Se Inn – apartamentos com kitchenette a partir de 63 euros.
  • Vila Galé Collection Braga – hotel de 4 estrelas, a partir de 99 euros com piscina interior.

Foto: divulgação Collector’s Hostel

Braga Portugal

Foto: divulgação Domus 26 Guesthouse

Braga Portugal

Foto: divulgação Suites – Se Inn

Braga Portugal

Foto: divulgação Vila Gale Collection Braga

Bom Jesus do Monte

Por outro lado, se você pretende conhecer outras cidades da região do Minho, além de Braga, então aproveite para se hospedar no bairro de Bom Jesus do Monte. O local fica menos de uma hora de carro de Braga. De lá, é possível visitar Guimarães, Viana do Castelo e o fantástico Parque do Gerês. Além disso, você vai estar do lado de um dos mais famosos pontos turísticos da cidade, o Santuário do Bom Jesus do Monte.

  • Hotel do Parque – Hotel 4 estrelas localizado em pleno parque do Santuário do Bom Jesus do Monte. Quartos recém-reformados a partir de 65 euros.
  • Hotel do Elevador – Hotel 4 estrelas localizado do lado do elevador do Bom Jesus do Monte, a partir de 52 euros. #Dica: Maravilhoso para um final de semana romântico em Braga Portugal, com vista panorâmica da janela dos quartos e do restaurante.
  • Melia Braga Hotel & Spa – Hotel 5 estrelas, a partir de 159 euros com piscina interior e exterior.

Braga Portugal

Foto: divulgação Hotel do Parque

Braga Portugal

Foto: divulgação Hotel do Elevador

Braga Portugal

Foto: divulgação Melia Braga Hotel & Spa

Vai visitar Braga?Não hesite em reservar o seu hotel, o seu carro ou as melhores atividades passando pelos links aqui em baixo. Vai-me permitir continuar a oferecer-lhe gratuitamente dicas e guias para visitar Portugal. Obrigado!



Booking.com

Fonte:[1]

bracarense, braga, braga cidade, braga distrito, braga mapa, braga o que visitar, braga portugal, braga turismo, centro de braga, cidade de braga, cidade mais antiga de portugal, concelho de braga, encontros braga, enterro braga 2017, fogo de chao braga, freguesias braga, mapa braga, mapa de braga, municipio de braga, o que fazer em braga, o que fazer em braga portugal, o que visitar em braga, passagem de ano braga, portugal, se de braga, sitios para visitar em braga, temperatura braga portugal, turismo braga, video norte braga, visitar braga

Stay informed

Get the latest stories about fashion and beauty trends and 20% off items from the Berry Winter Collection.


Made with love by Joline. All rights Reserved.