• Conheça os locais a visitar no Porto

  • Portugal eleito Melhor Destino Turístico Europeu

  • Roteiro pelas caves do vinho do Porto

  • Top 10 dos sítios a visitar em Sintra

Faro: o que fazer, descubra os pontos turísticos de visita obrigatória

A capital do Algarve é uma cidade versátil chamada de Faro que atrai milhares de turistas por diferentes razões. Como cidade costeira, é impossível não saber o que fazer e muito fácil de ficar encantado pelas eternas alegrias do sol, praias, bares e bons frutos do mar. Mas há também um cenário natural raro mesmo ao largo da costa, uma lagoa com um labirinto de cursos de água entre ilhas.

A Ria Formosa, como é conhecida, é o lar de algumas das mais diversas e coloridas aves, e os mariscos que se reproduzem nestas águas não estão distantes de uma viagem até aos tentadores restaurantes de mariscos de Faro – PORTUGAL. Além disso, dentro das antigas muralhas de Faro encontra-se uma pacata cidade antiga, repleta dos principais monumentos da cidade.

Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer o que fazer em Faro e os seus principais pontos turísticos:

1. Catedral de Faro

Este monumento foi construído em 1251, apenas dois anos após Faro ter sido “reconquistada” aos Mouros.

Isso explica o aspecto guerreiro da fachada, dominada por uma torre gótica quadrada, uma das poucas coisas que remontam aos primeiros anos da catedral.

Pode subir a esta torre para contemplar as ruas de Faro e da Lagoa.

O resto do edifício mudou devido a um ataque dos ingleses em 1596, arrasando quase tudo.

Nos séculos XVII e XVIII, os interiores foram enriquecidos com a luxuosa madeira dourada e os painéis de azulejos que estavam em voga.

O altar e as capelas laterais brilham com ouro, e as paredes do coro têm azulejos multicoloridos.

2. Arco da Vila

Em 1812, o antigo portão de água de Faro recebeu um notável redesenho neoclássico.

O arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri era o responsável, dando aos visitantes marítimos de Faro um acolhimento majestoso.

Há pedimentos, uma balaustrada, pináculos e uma torre sineira, no topo da qual se encontra um ninho permanente de cegonha.

Mesmo por cima do portal pode ser vista uma estátua de S. Tomás de Aquino numa alcova.

Esta abertura nas paredes de Faro remonta aos tempos mouros, e ao passar pelo portal ainda se pode ver aquela alvenaria com 1.000 anos.

3. Cidade Velha

Através deste arco ao lado da marina entra-se na cidade velha de Faro, que é noite e dia em comparação com o resto da cidade.

Este enclave é muito mais silencioso, com calçada portuguesa, casas caiadas de branco com telhados de terracota, e pequenas praças isoladas onde se podem descobrir restaurantes isolados.

Dirija-se para a bela praça em frente à catedral, com filas de laranjeiras.

O palácio episcopal nesta praça é a antiga residência dos bispos de Faro e data do século XVI.

No seu interior realizam-se exposições ocasionais, e é necessário entrar para ver a biblioteca de estilo oriental e a escadaria decorada com azulejos.

4. Cruzeiro da Ria Formosa

A costa de Faro é uma reserva natural que protege uma imensa lagoa que percorre 60 quilómetros ao longo da costa.

Na Ria Formosa, o esplendor natural e os modos de vida tradicionais são salvaguardados.

A avifauna é rica, com flamingos, autistas, colhereiros, cegonhas, águias-pesqueiras, águias-pesqueiras, estacas e o calamirão florido.

Pode fazer um passeio de observação da natureza numa velha barcaça de pesca do atum, e ter uma visão das indústrias tradicionais; alguns pescadores ainda utilizam cães de água portugueses, e verá as enormes quintas a cultivar mexilhões, ostras e amêijoas.

5. Praias singulares “Ilha da Culatra”

As ilhas exteriores da lagoa estão adornadas com praias de areia dourada.

E como a única forma de as alcançar é por barco, estas praias estão completamente intocadas.

Nos dias mais calmos não há sinais de vida humana para além do farol e das pequenas comunidades isoladas da Ilha da Culatra.

Pode-se apanhar um ferry para a Ilha da Culatra, ou ver a Ilha Barreta (também conhecida como Ilha Deserta) num passeio de barco guiado.

E se preferir passar o dia inteiro na praia, pode também organizar um transfer de ida e volta a uma hora determinada com uma empresa de barcos.

6. Igreja do Carmo

Construída em meados do século XVIII, esta igreja é um dos monumentos históricos mais preciosos do Algarve.

Tem todas as características da arquitectura barroca portuguesa, e os melhores escultores da região foram contratados para a elaboração da sua talha dourada.

Note-se os vitrais e azulejos no seu interior, antes de passar ao misterioso ossuário da igreja.

A Capela dos Ossos data de 1816 e exibe os ossos de mais de 1.200 monges do cemitério carmelita, forrando as paredes e a abóbada para recordar aos fiéis a natureza efémera da existência humana.

7. Museu Municipal de Faro

Em 1969 viajou para a sua actual casa, o convento do século XVI de Nossa Senhora Assunção, e o claustro é uma casa solene para as exposições arqueológicas do museu.

A maior parte da colecção é da época romana, e existem algumas rochas com inscrições, um mosaico do século II e, o melhor de tudo, dois bustos de mármore do chefe supremo Adriano e Agripina Minor.

8. Muralhas de Faro

Esta segunda etapa, durante o Califado Almóada, deu-nos o Arco do Repouso, que ainda está de pé.

Juntamente com o Arco da Porta Nova e o Arco da Vila, é um dos 3 portões utilizados na era medieval.

9. Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão

Este museu mostra as espécies marinhas destas costas, tais como atum, lulas e sardinhas, e a crónica da antiga e próspera indústria pesqueira de Faro.

Também estão expostas descobertas arqueológicas e prateleiras e vitrinas repletas de artefactos de navegação autênticos e modelos de navios.

 

10. Restos romanos de Milreu

Centenas de anos de história estão à espera para contar a sua história nesta encosta a menos de 10 minutos de Faro.

A propriedade tinha instalações agrícolas, tais como prensas de azeite e vinho, bem como um templo que foi convertido num espaço de culto cristão no ano 500.

 

11. Palácio de Estói

O estilo é uma espécie de pastiche rococó: os interiores têm frescos emoldurados por estuque muito moldado, e os jardins em terraços têm uma escadaria monumental e um belo pavilhão com painéis de azulejos azuis e brancos.

No entanto, os visitantes do dia têm a possibilidade de continuar com visitas guiadas ao palácio e aos seus refinados jardins.

12. Centro Ciência Viva do Algarve (Algarve Living Science Center)

Uma actividade de dia chuvoso se estiver de férias com crianças ansiosas, este centro de ciências prático tem animais vivos e exposições para envolver mentes adolescentes.

Além disso, as crianças são convidadas a manter um escorpião ou uma tarântula, e é viável para elas serem mais corajosas do que os adultos nesta actividade.

13. Fórum do Algarve

Outra escolha uma vez que a época não ajuda é este grande supermercado na periferia ocidental de Faro.

Tem todas as lojas que se encontram numa rua comercial ibérica, desta forma espera-se marcas como Zara, Bershka, fnac, Oysho e Pull & Bear que continuam a rastejar por toda a Europa neste momento.

14. Caldeirada

A caldeirada é uma caldeirada portuguesa de peixe e marisco que é aquecida, e que leva peixe branco como bacalhau, pescada ou solha, peixe azul como atum, lulas e marisco produzido localmente como amêijoas e mexilhões.

Estas quintas também nos fornecem arroz de lingueirão, que é um prato de arroz de cozedura lenta feito com amêijoas.

 

Como chegar a Faro

O aeroporto de Faro é um dos principais de Portugal e recebe voos não apenas de Lisboa e Porto, como também outros países da Europa. Se procura economizar, há empresas de aviação low-cost como Ryanair e EasyJet que são óptimas opções.

 

Onde ficar em Faro

 

Hotel Faro & Beach Club, é uma excelente escolha, está bem localizado, perto do Centro Histórico e tem uma vista maravilhosa para a marina. Bom café da manhã, e uma piscina no terraço incrível. Este hotel disponibiliza na Praia de Faro um beach club.

Vai visitar Faro? Então não hesite em reservar o seu hotel, o seu carro ou as melhores atividades passando pelos links abaixo. Deste modo, vai permitir continuarmos a oferecer conteúdo gratuito e dicas relevantes para visitar Portugal. Obrigado!

bom d efaro, central 011ze, cidade de faro, cidade de faro em portugal, cidade de faro portugal, cidade faro portugal, faro, faro algarve, faro algarve portugal, faro em portugal, faro portugal, faro portugal fotos, faro portugal o que fazer, faro portugal pontos de interesse, faro portugal pontos turisticos, faro pt, fotos de algarve portugal, lugares turisticos de portugal, morar em faro portugal, o que fazer em faro, o que fazer em faro portugal, pontos turisticos de formosa goias, portugal, portugal faro, portugal lugares turisticos, portugal o que fazer, portugal roteiros turísticos, tres lagoas pontos turisticos


Made with love by Joline. All rights Reserved.